25 anos. Um caminho

Qual o caminho?
Comemorar 25 anos de uma empresa que está em constante alinhamento e se desenvolvendo é muito bom. Hoje vou pedir licença para falar desta caminhada que trilhei com a Selecta e que, hoje, completa 25 anos. Minha reflexão será por meio destas perguntas: Porque umas empresas se mantém e outras fecham? O que é preciso ser feito para manter uma empresa em destaque e se desenvolvendo por 25 anos ou mais?

Para responder estas perguntas comece a pensar no que faz uma empresa se manter saudável e em crescimento. Compare com você e responda: o que faz você se desenvolver em sua carreira? No mundo de hoje, manter-se e ainda com um caminho de crescimento, tanto em uma empresa como individualmente, tem uma mesma trilha. Ética, constância, conhecimento e conexões. A vida segue, e o rastro que se deixa na caminhada é a história que irá sustentar seu legado.

A Ética vem em primeiro lugar porque é o básico. Sem ela, nada é possível. A construção de caráter, aquilo que se faz quando ninguém está vendo, mas que serve de base para todos os outros pilares. Neste momento, estamos passando por uma crise de ética em nosso país, e muitas empresas que eram admiradas hoje temos vergonha delas porque perderam a credibilidade. Algumas fecharam e outras diminuíram suas atividades deixando muitos desempregados.

O segundo pilar é a constância, junto com a busca pelo conhecimento, pois nada é criado em apenas um ato. Já dizia Aristóteles “Somos o que repetidamente fazemos. A excelência é um hábito.” Sendo assim, é preciso manter-se atualizado e se desenvolvendo, se capacitando sempre. O que você deseja, mas não persiste na busca e não consegue colocar em seu dia a dia fica obsoleto e perde a constância. Sabedoria é a prática do seu conhecimento em seu benefício, no momento correto, mas, principalmente, com frequência.

O último pilar é o das conexões, a construção da sua rede de contatos e a interação para aprender e ensinar. Todo caminho precisa ser com trocas ricas de conhecimento. A rede de relacionamento é o que suporta você ou sua empresa em crescimento. O crescimento só se torna sustentável se sua rede for forte e bem estruturada. Cuide das pessoas que passam pela sua vida ou por sua empresa. O mundo é redondo, tudo volta, tudo é uma troca. Hoje, pode ser você oferecendo apoio, em outro momento a situação pode se inverter. Nestes 25 anos, muitos candidatos de um processo seletivo viraram nossos mais fiéis clientes. Quer exemplo melhor?

Estes pilares são a base da nossa história. Acredito que, assim, qualquer carreira ou empresa deve ter sua personalidade para se diferenciar, mas necessita primar por estes pilares da mesma forma.

Obrigada por fazerem parte da minha história, da história da Selecta e da de todos que a fazem. “Tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo.“

Vamos Juntos sempre e nos conectando cada vez mais.