A busca por uma oportunidade

Para evitar cenário de desemprego, procure ampliar seus conhecimentos, suas atividades. Desafie-se! Não espere seu superior te solicitar, entregue antes e com melhor qualidade, surpreenda-o!

Em tempos de crise, o que mais cresce no país é o número de desempregados. Pessoas que foram substituídas por máquinas, outras que agora trabalham dobrado pela demissão do colega, sob a máxima da redução de custo.

Qual a hipótese mais válida? Ainda não sei, mas com todo este tempo trabalhando recrutamento e seleção de pessoas para o mercado de trabalho, algumas certezas eu tenho e quero compartilhar.

  1. Se você faz a mesma atividade do mesmo jeito a muito tempo, tenha certeza que em breve ficará sem esta vaga. Você será substituído por uma máquina.
  2. Se você se sente muito confortável em fazer seu trabalho e não tem desafios, cuidado! Algum profissional mais jovem irá fazer seu trabalho melhor e em muito menos tempo.
  3. Se você tem dificuldades de trabalhar em grupo e não lida bem com a diversidade de opiniões, você também poderá ser substituído em breve.

Para evitar estes cenários, procure ampliar seus conhecimentos, suas atividades. Desafie-se! Não espere seu superior te solicitar, entregue antes e com melhor qualidade, surpreenda-o!

Reveja seus preconceitos e suas opiniões. Não tenha receio de experimentar algo novo, você poderá se surpreender positivamente.

Agora para os que já estão desempregados, trago outra reflexão: o que fazer para retornar ao mercado?

  1. Pare de reclamar! Murmúrios, queixas e lamúrias não irão te ajudar, muito pelo contrário.
  2. Dedique-se integralmente à busca de oportunidades que almeja. Trabalhe intensamente nessa busca por 200 horas mensais, mesmo número de horas que se dedicaria em uma jornada de trabalho normal.
  3. Escolha o que quer e onde quer, descreva as possibilidades, defina as estratégias e converse com as pessoas.
  4. Procure novas possibilidades, amplie seu leque de conexões.

Leia e, se ainda tiver alguma dica, entre no site da Selecta (www.selecta-es.com.br) e deixe sua pergunta, será um prazer te responder.