Aprendizado

As formas de aprender foram tratadas nas etapas anteriores. Aqui quero trazer duas frases muito marcantes para mim. A primeira delas é de Aristóteles, “Somos o que repetidamente fazemos, a excelência não é um feito e sim um hábito.”  Um grande feito nos valoriza, mas não nos sustenta, precisamos sempre…

As formas de aprender foram tratadas nas etapas anteriores. Aqui quero trazer duas frases muito marcantes para mim. A primeira delas é de Aristóteles, “Somos o que repetidamente fazemos, a excelência não é um feito e sim um hábito.”  Um grande feito nos valoriza, mas não nos sustenta, precisamos sempre praticar. Uma outra frase, que vem completar essa, é “É melhor fazer mil vezes três coisas,  do que mil coisas três vezes”.

Com esses ditados, podemos reforçar nosso outro encontro, quando falamos que o cérebro aprende por repetição. O seu retorno será sempre melhor, quanto maior sua dedicação.  Atualmente vemos que a competência solicitada e valorizada é a generalidade, ou seja, o generalista.  Mas o tempo vem mostrando que, quando você sabe de tudo, realmente você não sabe de nada.

Foque, atualize-se, procure seu objetivo, escute tudo, mas fale somente daquilo que já repetiu muito e aprendeu realmente. Um competente desanimado não faz muita coisa, mas um incompetente muito animado pode comprometer mais o caminho, cuide disso! Procure realmente exercitar seus conteúdos e certificar-se de que seu caminho está bem sedimentado.