Consegui a entrevista, e agora?

Boa notícia! Você fez um bom currículo e conseguiu ser selecionado para a próxima etapa. Você já deve comemorar, pois saiba que apenas 20% a 30% das pessoas que enviam seus currículos chegam nesta fase.

Bom, agora é hora de você conseguir comprovar e demonstrar através de suas histórias e experiências tudo aquilo que foi colocado no papel.

A entrevista, como o próprio nome indica, “entre vistas”, você estará frente a frente com o selecionador que busca escolher o melhor candidato dentre os concorrentes. Diferentemente do que se vê na maioria dos candidatos, você precisa se preparar para a entrevista. Vamos aos passos:

  1. Estude – Busque informações sobre a empresa, acesse o site, leia notícias, reúna o máximo de informações possível e, depois, verifique quais são as habilidades que você possui que podem ser favoráveis para esta empresa.
  2. Postura e apresentação – Escolha uma roupa confortável e adequada ao padrão da empresa, mas que não fuja muito do seu usual. Manter sua essência é fundamental.
  3. Horários e documentos – Verifique o endereço e como chegar no local da entrevista com antecedência. Atrasos são inadmissíveis. Os documentos devem ser originais e comprovar tudo o que foi solicitado.
  4. Discurso – Confira todas as informações que colocou no seu currículo. Agora é hora de ajustar as falas sobre cada tópico: formação, experiência, dados pessoais, interesses, resultados alcançados, metas atingidas. É muito importante você passar por cada um e organizar o seu discurso.
  5. Atenção às perguntas – No momento da entrevista, ouça com atenção cada pergunta e respire profundamente antes de começar a responder. Se não entender alguma pergunta, peça ao entrevistador para repeti-la. Procure responder especificamente o que foi perguntado, não amplie demais as respostas e tente criar curiosidade para instigar novas perguntas.
  6. Fale sobre sua performance – Use exemplos, comente seus resultados, seja específico e foque em sua performance. Evite expressões “a equipe fez, a empresa entregou…”. A sua participação é o que está sendo avaliada agora. Não critique outras pessoas, nem empresas anteriores. Se for necessário mencionar alguma experiência anterior ruim, procure relatar os fatos sem julgamentos.
  7. Finalização – A finalização da entrevista é tão importante quanto o início dela. Ao final, procure comentar sobre habilidades que você possui, mas que não foi perguntado a respeito. Demonstre curiosidade sobre a empresa, cargo e atividades. Fale sobre algumas características da empresa que lhe chamaram a atenção. Todas estas questões podem ser acrescentadas durante a entrevista.

Se você seguir todos esses passos, com certeza, fará uma boa entrevista. Lembre de agradecer e demonstrar interesse sobre as próximas etapas do processo seletivo. Boa sorte!