Contratação de pessoas: a estratégia de uma empresa

Muito se sabe que buscar um emprego tem sido cada dia mais desafiante, para os dois lados o contratante e o candidato, é um processo que envolve muitas percepções e variáveis. Vamos inicialmente conceituar: Recrutamento consiste no processo de busca de profissionais que encaixem suas aptidões técnicas e comportamentais com as exigências da vaga ofertada. Iniciar o texto explicando tal conceito é essencial para que o leitor possa entender que não é somente o currículo impecável que é importante, mas também suas aptidões técnicas e comportamentais.

Dessa forma, manter-se atualizado, estar atento às mudanças do mercado e do segmento que atua fará toda diferença em uma entrevista. É necessário que o candidato esteja atento quais as necessidades daquela empresa, o que ele pode ofertar para aquela vaga que está concorrendo. A junção currículo e competências comportamentais que farão diferença para o recrutador nessa escolha.

Em contrapartida o segredo de sucesso de uma empresa está diretamente ligado às pessoas certas, nas posições certas, e a porta de entrada de qualquer colaborador é o processo de recrutamento, logo, é necessário estruturar e desenvolver cada dia mais este setor.

O recrutador para ser assertivo deve estar conectado ao interesse e as reais necessidades do gestor da vaga/empresa. Pensar em um processo de recrutamento bem desenhado e estratégico deixa de ser somente baseado na análise do currículo e/ou capacidade técnica dos candidatos, é necessário ir além, perceber o ser humano como um todo, não fragmentado e resumido a um pedaço de papel (currículo).

No atual cenário que estamos vivendo as palavras de ordem são pró-atividade e inovação, nesse sentido o recrutar não pode ser obsoleto, mas deve sempre seguir as novas tendências e técnicas, além de caber ao setor estratégico a busca por ferramentas assertivas e bem estruturadas que podem auxiliar nesse processo de decisão.

 

Daniella Chamone
Graduada em Psicologia pela Universidade de Vila Velha. Possui experiência em Recrutamento e Seleção. Consultora da Selecta, com atuação em Atração e Retenção de Talentos.