Divergir é bom

Estamos rotineiramente acostumados a compreender que quando ideias se divergem é sinônimo de algo ruim. Mas já parou para pensar quão rico pode ser encontrar pessoas que pensam diferente de você?

Divergir é comumente confundido com a palavra ‘dividir’, retoma a sensação de estar contra, cada um para um lado, certo? Vamos tentar pensar de outra forma e buscar ampliar a nossa percepção?

Na verdade, a palavra ‘divergir’ significa passar por um espaço diferente de pensamento ou de modelo mental. Quando você diverge de alguém, traz uma posição diferente, mas nem sempre oposta ou excludente. Ter opinião diferente, pode trazer melhorias, novas possibilidades e, principalmente, riqueza na atividade ou ação proposta.

“Um ponto de vista é apenas a vista de um ponto”.

Essa frase ressalta a percepção limitada de uma opinião única. Neste mundo ambíguo, volátil, incerto e complexo, todas as respostas e as definições são líquidas e, sendo assim, manter uma atitude ou um posicionamento por muito tempo pode ser exatamente o início do fim.

O mundo exige criatividade e inovação, e a tecnologia acelera este processo ainda mais. A necessidade de se abrir para novas possibilidades é cada vez maior, principalmente com a divergência do outro. ‘Empatia’, palavra popular nos dias de hoje, significa conseguir incluir a opinião do outro, do grupo. Isso é algo fundamental.

Para ampliar suas possibilidades de sucesso neste mundo, procure:

  1. Escutar sempre no mínimo duas opiniões divergentes da sua para depois tomar uma decisão;
  2. Conhecer diferentes culturas (religião, posição social, gênero, etc..). O que você pode aprender com elas?
  3. Verificar se dentro de sua divergência existe uma possibilidade de convergir, ou seja, aproveitar as diferenças para tomar uma decisão ou ação;
  4. Divergir de suas crenças, possibilitando ressignificá-las.

Independente de qual seja a sua opinião sobre qualquer assunto, certifique-se que tenha ampliado ao máximo sua visão sobre o tema antes de tomar alguma decisão. Pense nisso: divergir é bom.