Série Emprego – A Entrevista de Triagem

Nossa Série Emprego começou abordando o currículo: tanto o  concreto, quanto o virtual. A intenção de se produzir um bom currículo é possibilitar que o candidato seja selecionado para avançar no processo. Dando sequência à próxima etapa tão esperada, passamos para o momento da entrevista. Quando você for escolhido, fique…

Nossa Série Emprego começou abordando o currículo: tanto o  concreto, quanto o virtual. A intenção de se produzir um bom currículo é possibilitar que o candidato seja selecionado para avançar no processo. Dando sequência à próxima etapa tão esperada, passamos para o momento da entrevista. Quando você for escolhido, fique atento à sequência e à coerência  em relação ao que escreveu no seu  histórico.

No dia da entrevista, comece imprimindo seu currículo, depois escolha sua roupa. O que você vai vestir fará uma diferença na percepção dos selecionadores. É importante  usar algo mais para o formal e tradicional. Opte por roupas clássicas e leves. Você precisa dar destaque às palavras e à postura, não  ao visual. Afinal, o processo de seleção não é um desfile de moda.

Desloque toda sua energia para sua fala e sua forma de confirmar e traduzir tudo o que colocou no currículo. Nesse momento, o importante é exatamente a sua capacidade de expandir os fatos e dados colocados de forma reduzida no seu histórico. A objetividade  garantida no currículo precisa ser mantida. Portanto, não se estenda muito, é preciso ser claro, mas sem ser prolixo. Leia seu currículo várias vezes antes de ir para a entrevista, prepare-se. Conte sua história na frente do espelho e veja se lhe parece interessante. Quando você não está gostando da sua resposta, é sinal que ainda não achou seu ponto forte, seu talento.

A entrevista, como o próprio nome diz, “entre-vista”, terá apenas a sua fala  e a do selecionador.  Como a formação, o tempo de experiência dos escolhidos será possivelmente muito próxima, o que fará diferença é realmente a história que você vai contar. Procure responder às perguntas enfatizando suas participações e principalmente seus resultados. Defina, em cada experiência, o que aprendeu, como contribuiu e o que deixou de legado. Assim será mais fácil  marcar seu caminho.

Cordialidade e educação devem ser o seu guia desde o momento em que chega  à recepção da empresa/consultoria até sua saída. Saiba esperar, saiba se colocar, tenha respeito e perceba as regras. Toda informação e conhecimento será importante nesse momento.

A preparação para o processo de seleção também deve conter uma análise completa da empresa: sua missão, seus valores e sua atuação. Procure, ainda, fazer perguntas interessantes e complementares ao que já possui no site. Comparecer para uma entrevista sem estar atualizado pode  representar sua eliminação. No entanto, quando a vaga é conduzida por uma consultoria e o nome da empresa está em sigilo, procure conhecer a consultoria, como funciona e prepare perguntas sobre sua função. Mostrar-se interessado e envolvido com a oportunidade pode ser decisivo. Evite insistir com a consultoria para descobrir o nome da empresa, a discrição também faz parte do processo.

Faça de sua entrevista um bom encontro: suave e marcante. Sua chance será maior para a próxima etapa.

No Comments

Post A Comment

Precisa de ajuda?