Inclusão ou respeito?

Descubra as palavras mais usadas nas empresas hoje em dia e também uma alternativa mais coerente para elas. Confira mais sobre na Coluna Vida e Carreira do Jornal Metro, por Vânia Goulart.

As palavras da moda, muito faladas nas empresas, têm sido ‘Inclusão’ e ‘Diversidade’, contudo fico me perguntando se a palavra ‘Respeito’ não seria suficiente para sustentar tudo isso.  O termo inclusão significa que algo estava fora e agora precisa ser incluído.

Se pensarmos historicamente, essa definição é bastante apropriada. Todos estes que hoje fazem parte deste processo de cotas e inclusão, foram excluídos em algum momento. As razões para essa exclusão são variadas e, infelizmente, ainda bastante presentes em nossa sociedade. Desta forma, fica claro que em algum momento a diferença existiu e que excluiu, mas então: Diversidade, Inclusão ou Respeito?

Explicar os processos de exclusão dos diferentes grupos sociais é bastante complexo, envolve inúmeros aspectos. Sendo assim, acredito que a reflexão possa ser realizada para além das razões. Pensando que todos somos seres humanos, não deveriam haver diferenças, certo? Errado! Existem semelhanças, mas também muitas diferenças entre as pessoas, fato é que estas têm separado e criado dificuldades nas relações que, por terem sido repetidas durante anos, acabam sendo normalizadas. Institucionaliza-se o que é desumano como se não fosse possível modificar.

A Diversidade sustenta qualquer ecossistema, ela possibilita as inovações e o desenvolvimento da espécie. Na igualdade, na mesmice, tudo se repete e permanece paralisado.

Vamos parar de repetir aquilo que queremos mudar. Questione-se, acolha e aproveite o que há de melhor no diferente! Encare novas perspectivas e novas experiências, com pontos de vistas diferentes, para ampliar a sua visão de mundo.

Comece sempre pelo RESPEITO da diferença, isso irá facilitar muita coisa.