Profissão e Você

Toda escolha de uma profissão precisa passar por uma reflexão individual. Por isso, o título deste texto une estas duas palavras.  Para começar, vamos pensar em algumas perguntas. Quantas vezes você pensa sobre sua carreira? Você tem escolhido ser protagonista da sua carreira? Como está a sua performance em processos seletivos? Os seus interesses estão alinhados com seu objetivo de carreira?

Conseguir uma oportunidade e estabelecer um espaço para fazer sua carreira crescer é fundamental. Então, vamos começar pelo primeiro emprego.

Todo primeiro encontro dá um frio na barriga, não é mesmo? A gente se prepara por muito tempo para tentar agradar o outro. Para conquista-lo, pensamos sobre a roupa que iremos vestir, conferimos se o cabelo está ok, aplicamos um perfume agradável.

Quando se trata de uma entrevista para o primeiro emprego ou para uma nova oportunidade profissional, não deveria ser diferente. No entanto, muitas pessoas perdem uma excelente oportunidade por não estarem preparados.

Conhecer os passos e as etapas para este primeiro encontro é fundamental. Vou citar a seguir seis passos para que você reflita e possa se preparar para este momento:

  • Autoconhecimento para utilizar melhor as suas habilidades. Você é quem decide onde e com quais habilidades deseja trabalhar;
  • Planeje os passos para mapear as suas necessidades;
  • Amplie a sua percepção sobre as suas competências e sobre o mercado de trabalho, Conecte-se!;
  • Elabore um currículo manual ou online;
  • Prepare-se para participar de entrevistas e dinâmicas;
  • Aprenda como sustentar e evoluir em sua carreira depois de conquistá-la.

Faça sua escolha, decida quem irá conduzir sua carreira. Profissão e você: o segredo para ser protagonista da sua carreira.