Longevidade

Você sabia que o grande slogan do Brasil “somos um país de Jovens” não pode mais ser usado?

Segundo o IBGE, em 2050, seremos o sexto país com a maior população de idosos. Como está a sua preparação para trabalhar no mínimo mais dez anos do que o previsto há cinco anos atrás? Você já parou para pensar sobre isso?

Falar sobre qualidade de vida não é mais uma novidade no Brasil, no entanto, o que se vê ainda é um país com um aumento significativo de doenças ligadas ao sedentarismo e a problemas psicossociais. E aqui vai mais uma pergunta: você já parou para pensar sobre isso?

Existem muitos estudos e pesquisas que apresentam inúmeras possibilidades de aumento na qualidade de vida a partir de tratamentos preventivos, dietas ou mesmo a partir de novas tecnologias, que facilitaram consideravelmente a vida de todos nós. Novamente, você já parou para pensar sobre isso?

Uma resposta comum para esta pergunta, nas três situações acima é ‘sim’, no entanto, as ações relatadas são poucas. É preciso mais do que pensar sobre, é preciso agir, colocar em prática, para que todos possam ajustar estas condições e aproveitarem sua longevidade de fato. Pessoas com idade entre cinquenta e cinquenta e cinco anos não estão se aposentando, porém sentem-se produtivas e com muita vontade de contribuir com a economia do país.

Todos precisamos começar a ajustar estes paradigmas e trabalhar para integrar as diversas gerações no contexto produtivo. É necessário iniciar o diálogo e agir para acolher todos estes profissionais, aproveitando as vantagens de cada geração.

Existem várias orientações que podem lhe auxiliar, facilitando a sua adaptação no mercado de trabalho. Escrevo a seguir algumas:

  • Cuide do seu tanque de combustível! Sem energia você não vai a nenhum lugar. Portanto, cuide da sua saúde, mantenha-se ativo e durma bem para acordar ainda melhor.
  • Regule suas expectativas. Felicidade = Expectativa – Realidade. Ajuste e busque ser feliz com o que você possui.
  • Conheça seus pontos fortes e use-os a seu favor! Valorize suas entregas, cuide de suas interações.
  • Aproveite as oportunidades, experimente o novo! Aquilo que você ainda não viu ou experimentou, você não sabe o que é exatamente. Portanto, experimente!
  • Agradeça por onde estar e por quem está com você. O que passou só serve nos ensinar. Comemore e valorize!

A Longevidade de vida começa por você. Olhe para frente e ajuste o seu caminho todos os dias.