O Tempo de Cada Um

Como você administra o seu tempo? O tempo é cada vez mais fluido, diferente na percepção e vivência de cada um. No entanto, é o único recurso que é exatamente o mesmo para todas as pessoas. O que o diferencia é a maneira com a qual cada indivíduo o utiliza e, principalmente, o interpreta. É este o assunto abordado por Vânia Goulart em sua Coluna Vida e Carreira para o Jornal Metro desta Segunda-Feira.

Como você administra o seu tempo? Você consegue se planejar? Consegue ter equilíbrio entre vida pessoal e profissional?

Com o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação, houve um achatamento do tempo, um encurtamento das distâncias entre os períodos dedicados ao trabalho e às atividades pessoais. Você está em casa, respondendo e-mails e mensagens no WhatsApp sobre assuntos do trabalho e, simultaneamente, acompanhando os filhos ou recebendo amigos e familiares.

O tempo é cada vez mais fluido, diferente na percepção e vivência de cada um. No entanto, é o único recurso que é exatamente o mesmo para todas as pessoas, independente de cultura, raça ou credo. O que o diferencia é a maneira com a qual cada indivíduo o utiliza e, principalmente, o interpreta.

Para refletir um pouco mais sobre o tempo, apresento os termos kronos e kairos. Kronos é o tempo cronológico, onde tudo se resume a quanto tempo você dispõe para cada atividade. O kronos refere-se às tarefas e seus respectivos prazos.  Devemos tomar cuidado para não nos tornarmos escravos da rotina, do tempo.

Você pode me perguntar: e isso não é bom? Sim, é importante planejar e definir sua rotina, mas não deixe que ela conduza sua vida e sua energia, quando ela for interrompida por um imprevisto. Alguém que usa apenas o tempo cronológico (kronos) é aquele que quando tem uma reunião desmarcada, ou um vôo atrasado, fica reclamando e acaba usando todo o seu tempo para se martirizar por aquilo que sua percepção considera como tempo perdido.

Kairos, por sua vez, significa o momento certo, oportuno. Refere-se a um aspecto qualitativo do tempo. Aqueles que usam o tempo kairos pensam diferente. Eles reconhecem que não é possível mudar ou evitar alguns fatos, como ter uma reunião cancelada ou ser surpreendido por um vôo atrasado, mas conseguem utilizar este tempo a seu favor, em busca de desfrutar e aproveitar o momento. Têm uma perspectiva positiva dos fatos, com a compreensão de que é possível readequar o uso do tempo ao seu próprio favor. Pessoas com a consciência do tempo kairos administram o tempo kronos com mais leveza.

Busque avaliar seu tempo, equilibrar sua utilização, mas, principalmente, utilizá-lo ao seu favor. Desfrute!