Olhar para frente

O cérebro registra tudo e busca repetir o que já fez ou conhece, para simples redução do gasto de energia, e mudar uma atitude do nosso comportamento requer muito esforço e dedicação. Você sabe qual é a melhor forma de seguir em frente?

O sistema nervoso registra todos os nossos movimentos, sentimentos, cheiros, toques, paladares, visões, audições. Na verdade, o sistema de sensações é extremamente sensível e pronto para reagir, nos protegendo e posteriormente registrando como aprendizado.

Neste momento, o fato mais importante é saber que o cérebro registra tudo e busca repetir o que já fez ou conhece, para simples redução do gasto de energia. Como uma máquina, o cérebro é um músculo forte e potente, pronto para repetir ações que já são comuns e requerem pouca energia para executá-las. O que intriga é que não necessariamente ele irá fornecer a melhor resposta para você. Para mudar uma atitude ou um comportamento será necessário esforço e muita dedicação. Você precisa usar seu coração para escolher seu caminho e suas respostas.

Existem várias formas de começar esta reflexão. Sócrates, por exemplo, começa fazendo três perguntas: É verdadeiro? Eu preciso? Eu posso mudar? Após responde-las, você pode decidir como seguir, ou mesmo descobrir o que precisa fazer para seguir em frente.

Para exemplificar, vamos pensar em alguém que te ofendeu, algum insulto. Exemplo: “Você é grosseiro, irresponsável…”. Vamos às perguntas: É verdadeiro? Na sua avaliação você se comportou assim? Você precisa mudar? Tem algo que pode fazer para ser diferente? Você pode mudar esta atitude para evitar esta interpretação? Se você está fazendo algo que está repercutindo diferente da sua intenção, então está na hora de você mudar e construir outra relação. A mudança que você quer ver precisa começar por você, de dentro para fora. Esperar que o outro mude não irá te ajudar. Sua visão e atitude frente às dificuldades são fundamentais para o seu próximo passo.

Siga em frente! O passado serve apenas para seu aprendizado e o futuro para a esperança da mudança que irá iniciar com sua atitude hoje.