Pau que nasce torto morre torto?

Começo este encontro respondendo: “Só se você quiser”. Aprendi com o filósofo Mario Cortella a analisar as origens das palavras, uma delas é a palavra “oportunidade”. De forma direta, vem de “vento oportuno”. Mas que vento oportuno é esse que nos leva?  É o marinheiro quem busca. Não aquele que…

Começo este encontro respondendo: “Só se você quiser”. Aprendi com o filósofo Mario Cortella a analisar as origens das palavras, uma delas é a palavra “oportunidade”. De forma direta, vem de “vento oportuno”. Mas que vento oportuno é esse que nos leva?  É o marinheiro quem busca. Não aquele que leva o marinheiro.

A oportunidade de mudar, portanto, começa em você. Comece a reforma primeiro em você. Não procure mudar ninguém, busque em você a mudança que deseja. Internalize sua melhor energia e a reverta em esperança do verbo “ter esperança”, “esperançar”, ir em busca do melhor vento. Não transforme sua esperança em espera do verbo “esperar”, e não de ter esperança que algo vá mudar. Isso é espera, paralisa, e não transforma, não tem energia. Só espera.

Mude tudo aquilo que quiser e aprenda com cada passo, cada transformação. Cuide de sua esperança. Ser sempre uma ação, algo que te move e não que te paralisa.


Reflexões da Semana