Preciso estar nas redes sociais para melhorar a minha carreira?

Da série Perguntas do Leitor, eu poderia responder a pergunta assim: Organize o seu currículo no LinkedIn, se quer uma oportunidade no mercado de trabalho. No entanto, quero aprofundar um pouco mais a temática e propor uma reflexão. O mundo de hoje é uma grande rede conectada e a maior e mais utilizada rede social para o mundo profissional é o LinkedIn.

A frase “Quem é mais visto é mais lembrado” é uma verdade. É importante você estar presente, se fazer atraente. É necessário, também, saber qualificar e valorizar as suas características. Desta forma, se você está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho, será muito importante ter seu perfil cadastrado e presente nas redes sociais.

A seguir, destaco algumas dicas importantes para a suas conexões no LinkedIn:

  1. Escolha seus amigos: nem todos seus amigos do Facebook precisam estar conectados ao seu LinkedIn. Inclusive, será importante não se conectar com algum deles. Escolha suas relações com foco no seu desenvolvimento profissional!
  2. Mantenha seu perfil atualizado: não adianta preencher os formulários, cadastrar suas informações e não movimentar sua página. Perfil parado é perfil morto! Você deve movimentá-lo.
  3. Descreva suas experiências profissionais com os resultados alcançados em cada oportunidade. Dê preferência àquelas que você participou efetivamente. Seja direto, trazendo qualidade e quantidade de entrega! Por exemplo, vendemos x volumes no ano y, ganhamos o prêmio z.
  4. Informe os períodos de duração de cada experiência profissional.
  5. Dê destaque para os acontecimentos mais relevantes.
  6. Escolha pessoas que possam te referenciar e conecte-se com elas.
  7. Cuide também das suas outras redes sociais! É importante haver coerência entre as informações fornecidas no LinkedIn e nas outras redes. Isso torna seu relacionamento virtual sustentável.

Finalmente, a maior recomendação que costumo dar com meus coachee: estabeleça conexões mundo real. Além de organizar suas redes sociais virtuais, é essencial conversar presencialmente. Marque um café, por exemplo. Resgate memórias com seus contatos e coloque-se sempre disponível. Esse esforço de aproximação possibilita oportunidades de emprego.

Nessas ocasiões, converse com as pessoas sobre temas interessantes e, inicialmente, evite falar sobre você e seu currículo. Deixe para um segundo momento, quando suas habilidades puderem suprir alguma necessidade apresentada pelo seu contato.

Conecte-se, seja sempre atual, mas sem perder a pessoalidade.