Trabalho e emprego

Já parou para pensar na diferença entre essas duas palavras? Você possui um trabalho ou um emprego? Será que é possível conciliar as duas palavras? A melhor definição que ouvi sobre essas duas palavras foi do filósofo e professor Mario Sergio Cortella. Há muito sou seguidora de todos os seus…

Já parou para pensar na diferença entre essas duas palavras? Você possui um trabalho ou um emprego? Será que é possível conciliar as duas palavras?

A melhor definição que ouvi sobre essas duas palavras foi do filósofo e professor Mario Sergio Cortella. Há muito sou seguidora de todos os seus livros e palestras. Em um desses muitos encontros, o filósofo destacou a diferença entre elas: emprego é fonte de renda e trabalho fonte de vida. Nestes 20 anos em consultoria, vejo muitas pessoas em busca de emprego, mas poucas em busca de um trabalho.

Hoje entendo o porquê da frase. O trabalho dignifica o homem, pois o trabalho realiza, faz pensar, criar, crescer. É com o trabalho que me encontro e consigo produzir algo que me diferencia, para deixar meu rastro nesta vida. É no trabalho que executo minhas melhores competências e assim posso me realizar. Mas nem sempre o meu trabalho me remunera. Pode ser um trabalho voluntário aquele que me realiza, mas o que me sustenta é um emprego diário. Como seria se aquele trabalho que  me realiza também me sustentasse?

Procurar, portanto, conciliar as duas palavras é realmente o mais adequado. Pense nisso!