A perspectiva positiva da vida

Resposta para Eliana Guerra A vida possui muitos prismas e muitas maneiras de ser explicada  e/ou vivida, como preferir. Há pessoas que passam por ela sem muito perceber, simplesmente a deixam seguir. Há aqueles que reclamam dela o tempo todo. Há também aqueles que cultivam a vida de uma forma…

Resposta para Eliana Guerra

A vida possui muitos prismas e muitas maneiras de ser explicada  e/ou vivida, como preferir. Há pessoas que passam por ela sem muito perceber, simplesmente a deixam seguir. Há aqueles que reclamam dela o tempo todo. Há também aqueles que cultivam a vida de uma forma mais proveitosa, transcendendo o que sabem e acreditando em algo maior. Todos, sem exceção, passam por ela e a única igualdade nisso é que chegarão à morte, o final. No entanto, até a morte chegar, apesar de todos terem certeza da sua existência, ainda  há a dúvida: e depois?

A vida pode ser entendida como um rio; cada dia, como um corredeira; as horas vão passando como o rio sempre vai correndo para o mar.  Tomar consciência de que sua vida, apesar da correnteza de circunstâncias, é conduzida por você é o primeiro passo de uma vida mais plena e completa. Mas o que é uma vida plena? É possuir tudo que se quer? Neste ponto, começa uma nova discussão: ser é ter?

O mundo hoje é consumista e capitalista. Principalmente no Brasil em que vivemos, pois, afinal, é para você, brasileiro, que estou escrevendo.  Com a globalização, cresceu o olhar para os bens e a magnitude das diferenças entre as pessoas e os países. Viver sob o olhar externo, com o comparativo, ou com a busca do insustentável, tem feito muitas pessoas sofrerem. O Índice de suicídio já é alarmante. Por isso, minha proposta é de um olhar sob uma perspectiva positiva da vida.

No segundo Congresso  de Psicologia Positiva no Brasil, no qual estive presente, vários estudos e pesquisas foram apresentados e estes demonstraram que, quando você coloca seu foco no lado positivo da vida, naquilo que você faz bem, gosta de fazer, seu engajamento acontece e sua produtividade cresce muito.

Sua vida deve ser conduzida por você, cada passo, cada escolha. Definir o que é e como você quer que ela seja conduzida é responsabilizar-se por seu curso. Todo ser humano é talentoso, digno de prosperar,  assim como cada semente. Você deve cuidar todos os dias dela, regar na quantidade certa, adubar, mas nunca duvidar do outro ou responsabilizá-lo por esse florescimento.

Florescer é ser inteiro, próspero, é compartilhar suas habilidades e talentos em prol do mundo em que vive. Seu reconhecimento, suas conquistas ficarão   por onde passar. As lembranças boas serão da vivência do curso do rio. Aproveite, portanto, a trajetória. Não aprisione seu talento às conquistas materiais: elas são consequências de sua caminhada.

Plante o que quer colher, acredite na semente genuína e única que possui. Faça isso com responsabilidade para a semente/vida florescer. Invista em você!