Abundância

Você sabe o que significa abundância? Ou melhor, reflita sobre o que essa palavra te remete? No dicionário, abundância significa: quantidade excessiva, superior ao necessário, de bens; opulência, fortuna, luxo. Ter mais do que precisamos é sempre um desejo do mundo capitalista. Uma competição de quem possui mais, de quem aparece mais, de quem publica nas redes sociais que está bem, de quem compra algo, enfim, ‘possuir’, ‘ter’ é mais importante do que estar feliz ou satisfeito.

O sentimento de abundância confunde o significado daquilo que é real e virtual. Por outro lado, este momento de isolamento impeliu as pessoas a reverem aquilo que é realmente necessário e o que desejam ter em abundância em suas vidas.

Em todas as conversas e trocas que tenho feito com outras pessoas nesses últimos meses, tenho percebido o anseio urgente de vencer o desconhecido, um medo interior, presente as nossas emoções mais primárias.

Existem várias emoções primárias e o medo é uma delas. Nos últimos dias, vivemos o medo do desconhecido que é, sem dúvidas, a emoção mais forte. O que irá acontecer? O que mudará? Quais são os próximos acontecimentos no cenário político? Como estarão organizadas as relações profissionais, pessoais, educacionais? Nunca uma frase fez tanto sentido, Gandhi disse: “existem dois dias que não podemos fazer nada, o ontem e o amanhã. “

Assim, o melhor dia para ser feliz é hoje! E o que temos para hoje? O que podemos fazer hoje para tornar o nosso dia produtivo, feliz e abundante? Essas são perguntas importantes que nesse momento que estamos vivendo fazem muito mais sentido. Afixe essas frases em uma parede, salve no bloco de notas do seu celular, compartilhe com seus amigos e colegas próximos e descubram juntos o que começa a fazer sentido para vocês. Descubra o que satisfaz a sua alma mais do que o seu bolso.

Portanto, neste momento foque na abundância e escolha o que realmente é importante. Reveja seus valores, suas necessidades reais e busque ser feliz. É preciso muito pouco para ser feliz. Um abraço, um conforto e um aconchego são totalmente suficientes para mim, e para você?