As formas de aprender foram tratadas nas etapas anteriores. Aqui quero trazer duas frases muito marcantes para mim. A primeira delas é de Aristóteles, “Somos o que repetidamente fazemos, a excelência não é um feito e sim um hábito.” Um grande feito nos valoriza, mas não nos sustenta, precisamos sempre praticar. Uma outra frase, que vem completar essa, é “É melhor fazer mil vezes três coisas, do que mil coisas três vezes”.
Com esses ditados, podemos reforçar nosso outro encontro, quando falamos que o cérebro aprende por repetição. O seu retorno será sempre melhor, quanto maior sua dedicação. Atualmente vemos que a competência solicitada e valorizada é a generalidade, ou seja, o generalista. Mas o tempo vem mostrando que, quando você sabe de tudo, realmente você não sabe de nada.
Foque, atualize-se, procure seu objetivo, escute tudo, mas fale somente daquilo que já repetiu muito e aprendeu realmente. Um competente desanimado não faz muita coisa, mas um incompetente muito animado pode comprometer mais o caminho, cuide disso! Procure realmente exercitar seus conteúdos e certificar-se de que seu caminho está bem sedimentado.
0 comentários