Para que servem as medidas? Existem consultores que dizem “o que não pode ser medido não pode se desenvolver”. Eu sou psicóloga, mas sempre acreditei nesta premissa. É preciso olhar para traz e visualizar a evolução. Quando pensamos em comportamentos humanos, isto parece meio insano, contudo no espaço empresarial essa defesa é mais confortável.
A massa de dados reunida dentro das empresas é oriunda de diversas fontes –fluxo da informação obtida ao longo do relacionamento com o cliente até o desempenho de cada profissional e setor. O rearranjo, causado pelo avanço das tecnologias no funcionamento dos mercados, demanda profissionais com habilidades analíticas e que compreendam a relevância contida nesses conjuntos de dados. Assim, é possível transformá-los em informação, seja para a resolução de problemas, análise de resultados ou mesmo para a definição de padrões e indicadores em uma organização.
No universo da pesquisa científica, a análise de dados é praticada há muito tempo. Os cientistas têm como fundamento o ato de observar os fenômenos, situações, contextos, informações e eventos, com a finalidade básica de inferir, deduzir ou, ainda, emitir conclusões.
A análise de dados, empossada pela Psicologia nos mais variados ambientes, pode auxiliar na compreensão do ser humano, das suas relações e dos seus desdobramentos cognitivos.
A Psicometria, subárea da ciência psicológica, é responsável por utilizar pressupostos da linguagem matemática na quantificação de fenômenos psicológicos. Deste modo, construir modelos quantitativos em psicologia, sustentados por estruturas axiomáticas, legitimam o uso de símbolos matemáticos na medição de processos de ordem psíquica, oferecendo um saber que permite a interpretação de variáveis não observadas (diretamente) e, assim, a proposição de intervenções baseadas em modelos teóricos plausíveis.
Tais informações são fundamentais para a avaliação e acompanhamento dos aspectos cognitivos, de carreira e das habilidades comportamentais, adaptabilidade de carreira, percepção de sucesso, satisfação no trabalho, estresse, capital psicológico.
Aprenda a mensurar o resultado da evolução de sua equipe, isso será um excelente caminho para o seu crescimento!
No Comments