É possível ser feliz no trabalho mesmo com a pressão da pandemia

Vânia Goulart, CEO da Selecta e especialista em gestão de carreira e liderança, participou de uma matéria do jornal A Gazeta sobre como ser feliz no trabalho mesmo em momentos de crise. Publicamos aqui sua análise completa: Principalmente em tempos de pandemia, isolamento e home office, cuidar da saúde mental…

Vânia Goulart, CEO da Selecta e especialista em gestão de carreira e liderança, participou de uma matéria do jornal A Gazeta sobre como ser feliz no trabalho mesmo em momentos de crise. Publicamos aqui sua análise completa:

Principalmente em tempos de pandemia, isolamento e home office, cuidar da saúde mental tem sido um diferencial de sucesso, por isso muitas empresas, como a Ambev, têm apostado nisso. “Antes tarde do que nunca. As empresas estão olhando para a saúde mental não pelo amor, mas pela dor e pela constatação real da queda de produção e do adoecimento dos seus colaboradores. Assim como exige-se um periódico anual, hoje percebemos que é necessário saber como está o emocional dos profissionais e esse cuidado começou a fazer parte da rotina das empresas”, destaca.

Olhar com empatia, cuidar das emoções ou tentar trazer um descanso mental tem sido o mínimo, ressalta Vânia, e por isso projetos de meditação, respiração e atenção plena, por exemplo, têm surgido no meio empresarial. “Além disso, a psicologia positiva já vem nos ensinando que focar nas características positivas, estudar o que dá certo e priorizar os cuidados com as relações traz benefícios à saúde em geral e, consequentemente, à carreira”, acrescenta.

A especialista lembra, ainda, que estudos mostram que a felicidade pode ser fortalecida com pequenos gestos e isso pode ser implementado na rotina do colaborador, seja no escritório ou em casa, durante o expediente ou em qualquer outro momento do dia. “Alguns esforços contínuos e apoiados organizacionalmente podem, neste momento, ser o diferencial para a sustentabilidade das empresas e a saúde das pessoas”, diz. Veja abaixo algumas dicas de Vânia Goulart:

1) Avalie suas atividades e procure dedicar-se às que você faz com mais prazer. Isso fará você se desenvolver e crescer em sua carreira;
2) Dívida seu tempo em três blocos de 8 horas: em um você dorme, no outro você trabalha e no outro, o mais importante, você cuida de você;
3) Cuide de sua saúde diariamente. Faça atividade física e tenha uma boa alimentação;
4) Converse com quem ama, abrace. O abraço conforta é produz serotonina, hormônio que protege nosso cérebro;
5) Seja grato. Faça o exercício de agradecer as pequenas coisas do seu dia. A felicidade está nas pequenas coisas;
6) Contemple a natureza. O sol, a lua, as flores, o mar, as montanhas estão sempre aí para você aproveitar e renovar suas energias;
7) Elogie, parabenize o outro. Esta é a melhor energia e a reciprocidade é genuína e imediata;
8) Escolha aprender com os erros, tenha compaixão consigo;
9) Perdoe a si e ao próximo. Esse gesto libera energia negativa interna;
10) Escolha sempre você em primeiro lugar. Se priorize, cuide de você. Escolha ser feliz!

 

Confira a matéria publicada pelo jornal A Gazeta, em 05 de junho de 2021.