Feedback como Alavanca de Crescimento

Resposta ao leitor O feedback é uma palavra do Inglês que significa “retorno”. Ou seja, após uma ação, qual o retorno ou a percepção do outro sobre os resultados que minha  iniciativa provocou. É uma palavra que foi totalmente integrada ao ambiente empresarial e que hoje tem muita força numa…

Resposta ao leitor

O feedback é uma palavra do Inglês que significa “retorno”. Ou seja, após uma ação, qual o retorno ou a percepção do outro sobre os resultados que minha  iniciativa provocou. É uma palavra que foi totalmente integrada ao ambiente empresarial e que hoje tem muita força numa relação saudável entre gerência e subordinados.

A maioria das pessoas quer e se esforça para obter crescimento e ser reconhecida. É um desejo genuíno. Uma das formas de se obter um reconhecimento é com o processo de feedback. No entanto, nem todas as empresas veem ainda  esse retorno como algo aplicável. Sua utilização ainda se encontra de forma hierarquizada e com pouco aproveitamento para um desenvolvimento sustentável.

O feedback já existe há muitos anos e foi desenvolvido com o objetivo de dar um retorno para o funcionário sobre o seu desempenho na empresa. Esse é o mecanismo que sustenta a avaliação de desempenho, uma ferramenta que surgiu e foi disseminada pelas empresas com o intuito de desenvolver a capacidade dos funcionários de uma forma estruturada. As que adotaram essa estratégia as usam de acordo com seus valores e possibilidades. Há casos em que o gerente posiciona o funcionário  sobre o que está bom,  mas, principalmente, sobre o que deve melhorar. Em outras situações, o funcionário faz sua autoavaliação e seu gerente também para, posteriormente, sentarem juntos e discutirem suas percepções e fazerem os ajustes em prol de um crescimento desejável.

O processo de feedback, quando bem feito, com base em fatos e dados, com evidências de ações, é uma prática que incentiva o engajamento do funcionário e também estimula o maior alinhamento à estratégia da empresa.

É muito importante que se sigam algumas regras para se obter efeito motivador e/ou de desenvolvimento. Seguem algumas dicas:

  1. Arrume um local adequado, calmo e sem interferência para o feedback.
  2. Escolha um momento tranquilo, de preferência no início do dia, quando todos estão com bastante energia.
  3. Quebre o gelo, explique claramente como e quais são as etapas do processo.
  4. Descreva os fatos positivos e negativos, por meio de exemplos, sem julgamento,com clareza em relação a seus efeitos.
  5. Escute a percepção do seu funcionário.
  6. Construa um plano de ação para manter as ações que foram positivas e as atividades que deverão ser evitadas, pois não surtiram resultados adequados. E defina ações para o crescimento.

Use essa ferramenta como suporte para as conquistas que espera. Cada funcionário satisfeito e alinhado em busca de um desenvolvimento é um ponto a mais para sua empresa crescer.

Tags:
,