O cérebro passa por um processo semelhante: processa informações, comete erros e acertos, encara momentos felizes, outros nem tanto, enfim, com tempo e maturidade, desenvolve um sistema “imunológico emocional”. Assim, paralelamente, o cérebro cria sua maneira particular de enfrentar o mundo.
No entanto, diferentemente do sistema imunológico “fisiológico’, o sistema imunológico emocional nem sempre apresenta respostas positivas.
As interações e relações, o conhecimento adquirido, os erros e acertos cometidos formam quem somos e como reagimos. É a partir desses eventos que aprendemos e desenhamos o nosso “sistema imunológico emocional”, sejam estas capacidades ativas, reativas, associativas, acumulativas, e tantas outras características que constituem o nosso sistema emocional.
Todo o sistema – coração, mente, pensamentos e ações – fará o caminho ser mais ou menos árduo. É esse sistema que evita mudanças ou novas reações e prefere repetir comportamentos já estabelecidos e comuns adquiridos em sua experiência passada.
O título deste texto descreve exatamente esse processo. A forma como você encara o caminho é responsável por criar sua imunidade a mudança. Isso é o que pode te impedir de mudar! Muitos, inclusive, pensam que nunca conseguirão mudar.
A boa notícia é que você pode sim mudar e descobrir outra forma de agir e seguir em sua vida. Este exercício parece difícil, mas segue procedimentos muito simples, todos já experimentados por você. Se você realmente quer mudar, é preciso fazer o caminho inverso, descobrir seus medos e crenças e construir uma nova resposta, uma nova maneira de reagir às circunstâncias.
Crie um novo caminho! Desafie sua imunidade emocional e encontre maior conforto e felicidade.
No Comments