Um ditado Zen antigo nos fala que “só existem dois dias no ano que nada pode ser feito ontem e amanhã”, mas a maioria das pessoas vive nesses dois dias e esquece do dia atual, onde é possível transformar e modificar a própria realidade. Trazer para o momento presente, ou seja, para o aqui e agora, é a única forma de se desenvolver. Minha primeira formação foi em Gestalt Terapia, que possui como base a premissa clara de trazer para o momento atual e refletir no presente o que é necessário. O que incomoda ou importa no momento realmente é o atual.
Para hoje, o desafio é conseguir manter sua mente no mesmo momento presente onde está seu corpo. Aquietar a mente, como muitos pensam, não é para de pensar ou não pensar em nada. O pensamento vem, chega sem avisar e o importante é não processá-lo, não deixá-lo tomar conta de todo seu sentir. Você precisa ter força para conduzir e escolher quando deve processar qualquer pensamento.
Recebo em meu consultório muitos executivos com pouca resiliência e estressados. O que mais escuto é reflexo direto deste volume de pensamentos e informações que recebem diariamente.
A meditação tem ganhado espaço no mundo moderno, exatamente por ser o procedimento que mais tem mostrado resultado neste processo de manutenção da atenção plena e aquietar os pensamentos. Diferente do que os velhos paradigmas classificavam como sendo práticas para exclusivas dos praticantes de yoga ou de seitas budistas, a meditação tem recebido vários adeptos pelo mundo executivo e contemporâneo.
O cérebro humano precisa de tempo para processar e fazer as conexões necessárias para conduzir você na sua melhor escolha. A precipitação e a procrastinação são alguns dos sintomas do pouco alinhamento de seus pensamentos com sua realidade.
Experimente esta prática! Comece devagar, escolha apenas 3 minutos do seu dia para não processar qualquer pensamento. Isso pode mudar algumas escolhas em sua vida para melhor.
0 comentários