Segurança psicológica e Inteligência emocional

Como parte da comemoração de 30 anos da Selecta, hoje vamos falar sobre inteligência emocional, um assunto que está relacionado ao nosso lema e que foca especificamente na mente tranquila.

Na SELECTA, nosso lema é “Mente quieta, espinha ereta e coração tranquilo”, por isso, neste terceiro texto, vamos te explicar como a segurança psicológica com a inteligência emocional é fundamental para manter a mente quieta e como ela influencia no sucesso das organizações e no bem-estar pessoal e da equipe.

“Viver é afinar um instrumento de dentro para fora e de fora para dentro. De dentro para fora – inteligência emocional – e de fora para dentro – segurança psicológica, promovendo a mente quieta, espinha ereta e coração tranquilo.”

Continue lendo para entender mais sobre como se cuidar para manter a mente quieta com ações simples e conhecer nossa forma incluir esse conhecimento, há 30 anos, na rotina de profissionais.

Segurança psicológica – De fora para dentro

Dando seguimento ao nosso mantra, manter a mente quieta é cuidar para que o profissional esteja inserido numa empresa com segurança psicológica, estimulando a inteligência emocional, para que ela possa apoiá-lo nesta trajetória.

Estar em um ambiente seguro para ter sua mente quieta é estar numa organização onde você possa ser você mesmo. Assumindo suas escolhas e se responsabilizando por elas, distinguindo o erro da falta de gestão ou habilidade para fazer.

Uma organização precisa preparar seus líderes para acolher toda a diversidade, e principalmente, as iniciativas/ideias diferentes da deles. A discussão, o erro faz as pessoas crescerem e consequentemente levam a empresa junto. Por isso, criar um ambiente onde o erro proporciona aprendizado e pode ser qualificado como exemplo é um dos grandes passos para uma evolução contínua.

Partindo do princípio que todos querem ser reconhecidos e crescerem profissionalmente, o esforço leva ao acerto, enxergando que, se existe falha é porque ainda há algo a ser aprendido para realizar com clareza a atividade e se preparar para outras adversidades.

O que cada um deve cuidar é para não errar sempre da mesma forma, ou na mesma situação. É preciso gestão de acompanhamento, aí está o papel do líder dando segurança psicológica.

De dentro para fora – O que é inteligência emocional?

Quando a responsabilidade de manter a mente quieta é sua, é preciso falar sobre inteligência emocional. Para isso vamos começar conceituando:
A inteligência emocional, não se limita apenas à capacidade de compreender e gerenciar emoções, ela está relacionada também à possibilidade de reconhecer e lidar com essas emoções em diferentes contextos pessoais e profissionais.

Começando com o autoconhecimento, reconhecimento de habilidades e com a capacidade de agir e reagir às intempéries da vida, a inteligência emocional te auxilia a conhecer suas emoções e canalizá-las de maneira adequada. Já no ambiente corporativo, ela auxilia no crescimento de organizações, por isso, no cenário atual, as empresas estão reconhecendo cada vez mais a importância dessa competência e de seu desenvolvimento nas equipes, valorizando habilidades como empatia, comunicação eficaz, resolução de conflitos e trabalho em equipe.

O primeiro passo para a liderança estratégica

Líderes emocionalmente inteligentes cuidam do ambiente de trabalho garantindo a segurança psicológica.

Eles são capazes de inspirar e motivar suas equipes, cultivando um ambiente de trabalho positivo e produtivo, para tomar decisões conscientes mesmo sob pressão, entendendo a importância de reconhecer e valorizar as contribuições de cada membro da equipe, promovendo um senso de pertencimento e engajamento. Profissionais que possuem essa habilidade são capazes de estabelecer conexões genuínas com colegas, clientes e parceiros de negócios, o que pode levar a parcerias mais sólidas e colaborativas, isto é, a inteligência emocional desempenha um papel fundamental nos relacionamentos interpessoais.

Na Selecta, valorizamos os aspectos humanos e o desenvolvimento pessoal

Saber manter a mente quieta e analisar situações difíceis te torna resiliente para prosperar na carreira e evoluir pessoal e profissionalmente, possibilitando a criação de novas jornadas profissionais com muito mais experiência, satisfação e realização pessoal. Desse modo, a Inteligência emocional não é esconder o que você sente, mas saber gerenciar o que se sente, não deixando que sentimentos, como o estresse, influenciem nos seus momentos em família, nas suas relações com a sua equipe ou na execução do seu trabalho.

Aqui na Selecta valorizamos as pessoas e os aspectos humanos, entendendo que cada uma lida de uma forma com as diferentes situações cotidianas, por isso, há 30 anos, nós ajudamos pessoas e equipes a encontrarem e desenvolverem a inteligência emocional, garantindo a segurança psicológica através de programas de desenvolvimento, como o Grow, que prepara profissionais para a liderança, reconhecendo e aprimorando habilidades, e ensinando, a cada uma delas, a manter a mente tranquila, mesmo nos mais difíceis momentos.

Continue conosco para acompanhar os próximos textos dessa série.

Juntos nós evoluímos!

 

No Comments

Post A Comment

Precisa de ajuda?