Sua marca é coisa séria

O número de marcas cresce assustadoramente. Todo os dias surgem novos negócios, serviços e produtos. Aposto que hoje mesmo você já conheceu uma marca nova. Mas será que vai lembrar dela até o final dia? O que faz uma marca ser lembrada? Ou melhor: o que faz uma marca ser escolhida?

Muitos empresários me procuram querendo desenvolver uma marca do zero, ou redesenhar a sua identidade atual e, normalmente, querem navegar em alguma tendência visual ou de posicionamento, refletindo em um achatamento da diversidade.

Domenico de Masi, sociólogo italiano, discute essa crise de identidade como um dos efeitos da globalização. O pesquisador aponta, por exemplo, que das pelo menos vinte mil línguas que existiam, hoje temos apenas sete mil. No universo das marcas corporativas não é diferente. Ao invés de aproveitar as oportunidades e estabelecer posicionamentos autênticos, os empresários preferem deixar-se carregar pela homogeneização massificada da globalização e repetir algo que alguém já está fazendo.

Infelizmente, existe um entendimento muito superficial sobre a importância da marca para o desempenho empresarial. Desse modo, em um mundo corporativo que está em constante alteração, as marcas correm o risco de ficarem desnorteadas, a deriva de campanhas incoerentes, repetitivas e poucos cuidadosas.

As pessoas se apaixonam pelas marcas, confiam nelas e acreditam em sua superioridade. O modo como uma marca é percebida afeta seu sucesso, não importando se você tem uma pequena empresa que acabou de nascer ou uma multinacional com anos de história. Sua marca é coisa séria!

Antes mesmo de pensar no nome, símbolo, cores e formas da sua identidade, é imprescindível definir a estratégia da sua marca. Deve existir uma estratégia por trás de toda marca, norteando as decisões do planejamento, criação, implementação e lançamento.

Destaco aqui três características de uma boa estratégia de marca. Em primeiro lugar, sua estratégia deve ser relevante para os seus clientes, deve estabelecer um propósito com o qual o seu público realmente se importa e se identifica. Em segundo lugar, proporcione uma estratégia diferente dos seus concorrentes, única. Ao repetir a estratégia da sua concorrência, você perde a oportunidade de criar exclusividade no mercado. E, em terceiro lugar, certifique-se que no mar de possibilidades de posicionamentos de marca, a sua estratégia é autêntica para si próprio. A sua estratégia deve ser uma declaração verdadeira, na qual você realmente acredita.

A estratégia de marca é uma rota para a sua marca crescer e se desenvolver. Ela irá te auxiliar a garantir que a sua marca tenha uma personalidade única, estruturada e de sucesso!

 

Daniel Dutra
Mestre em Design com experiência em gestão de marcas e design estratégico.

 

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