Testes Psicológicos terão estudos de normatização vencidos em 2018

A data de validade dos testes psicológicos é de no máximo 15 anos à partir da data da plenária de aprovação. A verificação deve ser feita no site da SATEPSI.

Cada psicólogo dispõe de um conjunto de ferramentas para sua prática profissional. Dentre elas estão os testes psicológicos, que podem ser utilizados para diagnóstico psicológico, orientação e seleção profissional, orientação psicopedagógica e solução de problemas de ajustamento, segundo a Lei 4119/62, Art. 13 §1º.

No entanto as Resoluções CFP nº 002/2003, em seu Art. 3º, e 006/2009, definiram, respetivamente, que os requisitos mínimos que os instrumentos devem possuir para serem reconhecidos como testes psicológicos, e determinaram que os dados empíricos das propriedades de um teste psicológico devem ser revisados periodicamente, não podendo o intervalo entre um estudo e outro ultrapassar 15 anos para estudos referentes à padronização e normatização.

Em 2018, uma série de testes favoráveis terá seus estudos de normatização vencidos. Caso novos estudos de padronização e normatização não sejam apresentados em prazo hábil para avaliação do CFP, esses testes serão considerados desfavoráveis para uso profissional.

A orientação do Conselho Federal de Psicologia (CFP) é que profissionais da Psicologia consultem o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (Satepsi) para verificar a situação do teste que pretende utilizar.

Para identificar a data de validade do teste, é necessário verificar a data de plenária constante ao lado de cada teste no site da Satepsi. O prazo de 15 anos é contado à partir dessa data.