Já parou para pensar na diferença entre essas duas palavras? Você possui um trabalho ou um emprego? Será que é possível conciliar as duas palavras?
A melhor definição que ouvi sobre essas duas palavras foi do filósofo e professor Mario Sergio Cortella. Há muito sou seguidora de todos os seus livros e palestras. Em um desses muitos encontros, o filósofo destacou a diferença entre elas: emprego é fonte de renda e trabalho fonte de vida. Nestes 20 anos em consultoria, vejo muitas pessoas em busca de emprego, mas poucas em busca de um trabalho.
Hoje entendo o porquê da frase. O trabalho dignifica o homem, pois o trabalho realiza, faz pensar, criar, crescer. É com o trabalho que me encontro e consigo produzir algo que me diferencia, para deixar meu rastro nesta vida. É no trabalho que executo minhas melhores competências e assim posso me realizar. Mas nem sempre o meu trabalho me remunera. Pode ser um trabalho voluntário aquele que me realiza, mas o que me sustenta é um emprego diário. Como seria se aquele trabalho que me realiza também me sustentasse?
Procurar, portanto, conciliar as duas palavras é realmente o mais adequado. Pense nisso!
No Comments