A Comunicação do Dia a Dia

O tema comunicação revela-se, cada vez mais, como o problema e também a solução de quase tudo, não só na vida pessoal, mas, também, na das empresas e, consequentemente, na sua carreira. Quando falamos, emitimos sons, formas e conteúdo, tudo é comunicação. As grandes teorias afirmam que 55% da comunicação…

O tema comunicação revela-se, cada vez mais, como o problema e também a solução de quase tudo, não só na vida pessoal, mas, também, na das empresas e, consequentemente, na sua carreira.

Quando falamos, emitimos sons, formas e conteúdo, tudo é comunicação. As grandes teorias afirmam que 55% da comunicação está na fisiologia, 35% na forma (tom e timbre de voz) e apenas o restante é da responsabilidade das palavras. No entanto, o que se vê por aí, são palavras – de mais ou de menos – sendo usadas.

As palavras são como o sal numa comida: fazem falta, mas, se demais, ficam insuportáveis.

É preciso dar atenção ao receptor, pois aí pode estar a diferença na comunicação. É a maneira que a comunicação chega ao receptor que merece atenção. Aquele que escuta tem filtros e deles retira seu entendimento, processa a informação como seus filtros acolheram. Em meu consultório ou em diagnósticos empresariais, escuto e percebo o quanto a comunicação é o fator chave do sucesso ou do fracasso de uma pessoa ou equipe.

Existe um provérbio indiano que diz o seguinte:

A vida é um eco. Se você não está gostando do que está recebendo, observe o que você está emitindo.

É muito importante prestar atenção e perceber como tem sido a recepção de seus sons por todos e como tem sido sua interação nas diversas ) situações: empresarial, sentimental, familiar.

Bom, se está com desgaste em todas, está na hora de tomar uma grande providência. Seus canais estão todos contaminados e precisam de uma revitalização. Quando não se comunica bem, suas oportunidades passam e você, na maioria das vezes, nem consegue perceber.

As mensagens que recebemos são fruto do que plantamos, “você pode escolher o que plantar, mas não o que colher”, diz o provérbio chinês. Nossos sentimentos são expostos e ecoados durante nosso caminho. Procure, então, analisar seu eco.

Cuide de sua comunicação! É por ela que tudo começa e que também termina.