A diversidade amplia?

A palavra já é autoexplicativa.  Diversidade, no dicionário Aurélio, significa variedade (em oposição a identidade); multiplicidade. Como ela pode ser usada para ampliar é que vamos ver a seguir. Diversidade é ser diferente, mas pode significar também complementar, cada um com sua parte, mas em consonância. O que é ampliar?…

A palavra já é autoexplicativa.  Diversidade, no dicionário Aurélio, significa variedade (em oposição a identidade); multiplicidade. Como ela pode ser usada para ampliar é que vamos ver a seguir.

Diversidade é ser diferente, mas pode significar também complementar, cada um com sua parte, mas em consonância. O que é ampliar? Significa criar, mudar estender, porém, como se faz isso? Na vida, sabemos que algumas substâncias e espaços possuem suas resistências físicas. No entanto, já foi comprovado que a plasticidade neurológica é ilimitada e pode ser desenvolvida em qualquer momento.  Ficar, portanto, no mesmo espaço, no mesmo lugar ou manter o mesmo pensamento é estagnar, parar, ou até retroceder. Até os pensamentos e atitudes podem ser modificados e, assim, ampliados, desenvolvidos.

A diversidade amplia a visão, o pensamento. Cada vez que você é exposto a uma posição diferente, a uma opinião ou até a uma maneira nova de fazer algo, sua mente precisa se adaptar e isso o faz crescer. Depois de uma nova interação, não é possível retornar ao mesmo lugar.

Uma das maiores dificuldades dos líderes hoje é exatamente conseguir, de forma singular, tratar a diversidade para que sua equipe possa progredir. Quando um líder conhece as diferenças de cada membro de sua equipe e faz com que elas se completem, seu grupo se  fortalece e alcança patamares de produtividade maiores que os anteriores.

Todas as pessoas são diferentes e, por serem assim, possuem sua contribuição única e singular. Eduardo Carmelo (Consultor Organizacional e Educacional especialista em Gestão Estratégica de Pessoas) escreveu um belíssimo livro sobre gestão da singularidade, que pode explicar mais claramente sobre a necessidade de cada um se sentir único, podendo compreender a importância de cada contribuição pessoal. O gestor inteligente é aquele que consegue ser coletivo na sua integração, mas singular ao interagir com cada um da sua equipe.

Use a diversidade de sua equipe, da sua vizinhança, de seu país para seu crescimento, experimente todas as maneiras, esteja sempre aberto, você só terá resultados positivos. Assim, a diversidade só amplia.