Ações de peso

Existem muitas atividades que podem melhorar sua performance no trabalho, mas algumas ações são realmente mais impactantes e, por isso, estou aqui intitulando de peso. Peso mesmo, com a implicação do quanto irão impactar em seu crescimento, fortalecendo-o para disputar o mercado de trabalho, que cada dia é mais concorrido….

Existem muitas atividades que podem melhorar sua performance no trabalho, mas algumas ações são realmente mais impactantes e, por isso, estou aqui intitulando de peso. Peso mesmo, com a implicação do quanto irão impactar em seu crescimento, fortalecendo-o para disputar o mercado de trabalho, que cada dia é mais concorrido.

Esta análise partirá do geral para, depois, abordar os pontos mais específicos. Equacionar todos os itens que interferem no equilíbrio de uma vida tranquila é como ver um moinho funcionando: cada parte precisa receber a mesma quantidade de água para rodar sem parar. A vida e a carreira também funcionam assim, precisam funcionar como uma roda e, como tal, precisam se movimentar de forma contínua. Dessa forma, à medida que vai circulando, vai impulsionando você para a vida afora.

Nessa roda, podem-se vislumbrar várias áreas, que, aqui, dividiremos em quatro grandes áreas: a social, a profissional, a pessoal e a dos relacionamentos. Para esta reflexão, é necessário analisar cada uma delas. Uma forma de fazer essa verificação é respondendo perguntas que possam fazê-lo entender onde você está e quais questões precisam ser melhoradas. Vamos exercitar…  Dê uma nota de 0 a 10 para cada uma dessas áreas, respondendo a algumas perguntas:  O quanto você está satisfeito? O quanto se sente realizado? Quanta energia você despende para cada uma dessas áreas? Na área social, quantos encontros com amigos? Qual foi sua última atividade em família? Qual o tempo para seu laser? Qual o tempo dedicado somente a você? Quanto tempo dedica-se a sua formação? Qual foi o último livro que leu? E assim, sucessivamente. Agora dê a sua nota e verifique se essa roda está alinhada?

Para concluir esta análise, é melhor impulsionarmos esse moinho. É hora de pensar em ações que possam ampliar essa nota e fazer sua roda da vida circular com maior desenvoltura. Procure pensar em ações para cada uma das áreas, mas que possam ser mensuradas e acompanhadas para que realmente proporcionem uma evolução para sua vida e carreira.

Faça diferença em sua vida. Não espere um feedback da vida. Cuide você mesmo de ajustar e aprimorar sua vida.


Reflexões