Existem muitas atividades que podem melhorar sua performance no trabalho, mas algumas ações são realmente mais impactantes e, por isso, estou aqui intitulando de peso. Peso mesmo, com a implicação do quanto irão impactar em seu crescimento, fortalecendo-o para disputar o mercado de trabalho, que cada dia é mais concorrido.
Esta análise partirá do geral para, depois, abordar os pontos mais específicos. Equacionar todos os itens que interferem no equilíbrio de uma vida tranquila é como ver um moinho funcionando: cada parte precisa receber a mesma quantidade de água para rodar sem parar. A vida e a carreira também funcionam assim, precisam funcionar como uma roda e, como tal, precisam se movimentar de forma contínua. Dessa forma, à medida que vai circulando, vai impulsionando você para a vida afora.
Nessa roda, podem-se vislumbrar várias áreas, que, aqui, dividiremos em quatro grandes áreas: a social, a profissional, a pessoal e a dos relacionamentos. Para esta reflexão, é necessário analisar cada uma delas. Uma forma de fazer essa verificação é respondendo perguntas que possam fazê-lo entender onde você está e quais questões precisam ser melhoradas. Vamos exercitar… Dê uma nota de 0 a 10 para cada uma dessas áreas, respondendo a algumas perguntas: O quanto você está satisfeito? O quanto se sente realizado? Quanta energia você despende para cada uma dessas áreas? Na área social, quantos encontros com amigos? Qual foi sua última atividade em família? Qual o tempo para seu laser? Qual o tempo dedicado somente a você? Quanto tempo dedica-se a sua formação? Qual foi o último livro que leu? E assim, sucessivamente. Agora dê a sua nota e verifique se essa roda está alinhada?
Para concluir esta análise, é melhor impulsionarmos esse moinho. É hora de pensar em ações que possam ampliar essa nota e fazer sua roda da vida circular com maior desenvoltura. Procure pensar em ações para cada uma das áreas, mas que possam ser mensuradas e acompanhadas para que realmente proporcionem uma evolução para sua vida e carreira.
Faça diferença em sua vida. Não espere um feedback da vida. Cuide você mesmo de ajustar e aprimorar sua vida.
Reflexões
0 comentários