Carreira x Profissional

Da série respondendo aos leitores: Bruno Tenho uma carreira ou sou apenas um profissional? A carreira, segundo o dicionário Web, “É curso, profissão em que pode haver melhoria ou retrocesso. Esfera de atividade pessoal. Qualquer concurso: meio ou modo de proceder, decurso da exigência. Já ser um profissional, segundo o…

Da série respondendo aos leitores: Bruno

Tenho uma carreira ou sou apenas um profissional?

A carreira, segundo o dicionário Web, “É curso, profissão em que pode haver melhoria ou retrocesso. Esfera de atividade pessoal. Qualquer concurso: meio ou modo de proceder, decurso da exigência. Já ser um profissional, segundo o dicionário Priberan da língua portuguesa é:  “profissional é aquele que é remunerado pelo trabalho que executa ou atividade que exerce, ou pode ser definido como aquele que tem conhecimentos da sua profissão, especialista”.   Pode-se ver que os conceitos são complementares: um é o conteúdo e o outro, o caminho. À medida que você se torna um bom profissional, vai construindo sua carreira. Quanto mais especialista, quanto maior o caminho trilhado em sua carreira, mais consistente ele vai se tornando, pois o sujeito vai se construindo como um profissional mais fortalecido e seguro de seus valores e potencial. Se parássemos por aqui, acredito que já teríamos uma resposta, mas acredito que você possa aproveitar e aprofundar sobre alguns outros aspectos.

Engana-se, por exemplo, quem pensa que só se faz carreira quem tem formação escolar elevada ou muita experiência. Toda interação com o mundo será importante: cultura, viagens, pessoas, tudo vai ser adicionado ao profissional que você se tornará. Portanto, não economize ou poupe energia nessa fase, o importante é experimentar de tudo, um pouco de cada oportunidade, para ganhar bagagem, o que será um diferencial quando for tomar suas decisões. São muitas escolhas ao longo de uma carreira, um bom profissional será aquele que conseguir tomar a melhor decisão frente às escolhas  oferecidas, com maior  ou menor segurança.

Ser profissional em uma atividade é, como o conceito acima revelou, diferenciar-se do amador, o qual não possui nem conhecimento, nem habilidade, nem atitude. Esse profissional não estudou ou leu nada sobre a atividade (conhecimento), nunca trabalhou nesse ramo ou, sequer, quer adquirir essa experiência (habilidade), o que o desclassifica totalmente para acrescentar essa atividade em seu histórico de carreira.

Escolher ser um profissional e obter muitas histórias para acrescentar em sua carreira, fará de você um destaque no mercado de trabalho. Ter uma carreira que o faça se orgulhar de contar para seus filhos certamente fará de você  um profissional de sucesso.


Reflexões