Conviver

Como o próprio título diz, conviver é viver com. Viver com  significa estar em conjunto, em parceria. A convivência humana é primordial e necessária. O ser humano não sobrevive sozinho. Tudo o que aprendemos na vida vem de uma convivência: vamos vendo, imitando, repetindo e logo estamos fazendo. É por…

Como o próprio título diz, conviver é viver com. Viver com  significa estar em conjunto, em parceria. A convivência humana é primordial e necessária. O ser humano não sobrevive sozinho. Tudo o que aprendemos na vida vem de uma convivência: vamos vendo, imitando, repetindo e logo estamos fazendo. É por isso que cada vez mais para mim fazem sentido os ditados populares que ouvimos! “Diga-me com quem andas que direi quem és”. “Passarinho que anda com morcego dorme de cabeça para baixo”. “Quem anda com porcos, farelo come”. E tantos outros.

Você poderia agora estar me questionando por não ser sempre assim, não precisamos repetir tudo o que vemos. Não é porque meu chefe é arrogante que também serei. Posso até concordar que o poder interno e o livre arbítrio de cada um é forte o suficiente para um indivíduo fazer diferente, traçar seu próprio destino. No entanto, hamo atenção aqui é para os desavisados, aqueles que estão na convivência sem percepção ativa, seguindo sem analisar as ações. Essa é a convivência mais danosa à vida humana. Precisamos fazer escolhas para definir com quem queremos conviver, para, assim, podermos crescer e aprender novas maneiras de lidar com a vida!

Jin Rohn, palestrante motivacional,  escreveu que “você é a média das cinco pessoas com quem você mais convive”. Portanto, escolha com quem você quer conviver e lembre-se de sua influência também nesse ciclo.

Fazer uma análise de como e quando estou sendo uma influência positiva ou negativa na vida de nossos parceiros, amigos, colegas de trabalho e familiares fará diferença na vida que você irá levar. Faça essa análise, escolha com quem vai conviver, marque as pessoas positivas e empreendedoras, aquelas que fazem e constroem um mundo mais harmônico. Afaste-se das pessoas que são negativas, que só reclamam. Essa convivência poderá minar sua energia. Ouse em conversar com seus superiores, seus ídolos, fique mais perto deles e poderá superá-los.

Conviver é escolher quem irá contribuir com sua experiência de vida, sua   caminhada. Preste atenção também na sua influência sobre as pessoas, seja o mais positivo e representativo que puder na vida de cada um com quem escolher conviver.

Deixe um rastro positivo por onde passar!


Reflexão