Elogiar é Fundamental

Se elogiar é fundamental, por que quase nunca se recebe ou se dá um elogio? Pense comigo, qual foi o último elogio que você fez a uma pessoa? Elogiar pode ser um hábito e está comprovado que é o maior incentivador ou desenvolvedor da autoestima. No Brasil de hoje, estamos…

Se elogiar é fundamental, por que quase nunca se recebe ou se dá um elogio? Pense comigo, qual foi o último elogio que você fez a uma pessoa? Elogiar pode ser um hábito e está comprovado que é o maior incentivador ou desenvolvedor da autoestima. No Brasil de hoje, estamos precisando muito de doses de autoestima, para voltarmos a acreditar na possibilidade de sairmos desta crise e voltarmos a ser o país do futuro com que tanto sonhamos.

Vou então lançar um desafio para você, leitor!

Em todo este ano, você fará um elogio por dia, de forma honesta e clara para as pessoas com que convive. Pode ser o porteiro do seu prédio, uma pessoa de sua família, ou alguém do seu ambiente de trabalho. Procure ser claro, sem ser piegas, ou irônico.

Digo isso, pois, no início, pode parecer forçado, pois não temos esse costume, por isso precisa mesmo ser um compromisso seu. Você verá que, depois do primeiro mês, já sentirá mais facilidade e começará a receber também. Essa é a melhor parte, tudo no mundo é recíproco e circulante. É dando que se recebe.

Nossa criação sempre foi da dinastia do chicote, criados por “Manda quem pode, obedece quem tem juízo”. Desde que nascemos fomos educados pelo “não pode”, com pouca abertura para a criação livre e associativa. Escolas, empresas e famílias colocam as restrições. O poder dos (3 p) três Ps – Pais, Professores e Patrões – vai triando e guiando os profissionais que conduzirão a próxima geração.

A ideia desse desafio é produzir um novo movimento, o da possibilidade, ampliando o engajamento das pessoas e garantindo uma motivação através da autoestima elevada para a sustentabilidade. A obediência cria escravos, e precisamos ter pensadores e pessoas livres para inovar e produzir mais.

O elogio reforça o que você possui de bom, ressalta seu melhor caminho e garante a contribuição interna e individual de cada um.

Vamos mudar a energia de 2017! Venha participar do desafio e convide alguém para vir com você!