Frustração ou expectativa?

A vida é contada em anos; os anos, em meses; estes, em semanas; as semanas, em dias; os dias, em horas e assim todos vão passando.  O que existe de mais importante nesse tempo que corre é que ele nunca será o mesmo. Como o rio e a água que…

A vida é contada em anos; os anos, em meses; estes, em semanas; as semanas, em dias; os dias, em horas e assim todos vão passando.  O que existe de mais importante nesse tempo que corre é que ele nunca será o mesmo. Como o rio e a água que passa e nunca mais retorna para o mesmo leito, a vida é assim. Cada dia é único, como você também é especial, possui qualidades e talentos com uma combinação inigualável.

Cada oportunidade em sua vida, ou em sua carreira, passa uma única vez e é por isso que se faz necessário o aproveitamento de cada minuto.  A frustração, nosso tema de hoje, começa aqui. Já pensou por que você se frustra? Quais são suas frustrações? Quais são suas expectativas?

Quando se fica no mundo dos sonhos, das fantasias, criam-se muitas expectativas e, se não realizadas, as frustrações aparecem.  Um exemplo simples: uma pessoa que quer ser médica precisa saber que terá que se dedicar no mínimo oito anos de estudos ininterruptos e várias noites de plantão para conquistar essa posição. Qualquer expectativa de caminho menor ou mais fácil será frustração garantida. Quanto maior a expectativa, maior a frustração.  Simples assim, criar uma expectativa maior do que sua capacidade de realizar, ou por potencial ou por tempo, só irá gerar frustração.

Ao dizer isso, não quero diminuir sua capacidade de sonhar ou de querer mais sempre, pois é assim que se cresce. No entanto, se você permanecer somente nesse estágio, o do sonho, a frustração será o único resultado a ser recebido. Cada sonho precisa ser transformado em ação, preferencialmente em movimento, em suor propriamente dito. É do suor de cada dia que se obtêm os melhores resultados e, dessa forma, a frustração diminui.

Quanto à pergunta do nosso título: frustração ou expectativa? Quero alertá-lo, na verdade, para sua capacidade de assumir seus atos e agir, ou para a possibilidade de culpar os outros pelas frustrações por você não ter feito o que poderia. Finalmente, como a água do rio corre e não retorna, o tempo passado também não retorna. Se você ficar parado esperando os resultados, só poderá receber frustração. Você pode até justificar sua atitude por uma razão externa, como crise, corrupção política, mas só conseguirá mudar quando transformar a energia paralisada da frustração em ação de transformação interna. Isso dependente unicamente de você.

Assuma suas escolhas e as realize dentro do seu tempo e talento!

 


Reflexões