Graduação: Qual Fazer?

Muitas são as dúvidas de qual escolha fazer em relação aos estudos. Optar por qual curso? E que tipo de instituição escolher: pública ou privada?  Poder ter uma graduação hoje é algo muito importante, faz parte de uma bagagem mínima de conhecimento. São títulos importantes para garantir um espaço no…

Muitas são as dúvidas de qual escolha fazer em relação aos estudos. Optar por qual curso? E que tipo de instituição escolher: pública ou privada? 

Poder ter uma graduação hoje é algo muito importante, faz parte de uma bagagem mínima de conhecimento. São títulos importantes para garantir um espaço no mercado de trabalho. Esse é o movimento da maior parte da população. No entanto, é um grande investimento de tempo e dinheiro que, para o momento de crise, deve ser melhor pensado.

Para ajudar a responder a essas perguntas, quero dividir o assunto em alguns aspectos. O primeiro é definir se se deve investir ou não numa graduação. Para essa decisão, é importante verificar se sua atividade requer esse conhecimento ou, ainda, se um curso técnico ou até mesmo a experiência prática já não lhe agregaria, garantindo a sua vaga. Depois, se a opção for investir em uma graduação, é preciso buscar informações sobre a faculdade viável, pois o número de ofertas é muito grande. Verificar aspectos de preço, qualidade, proximidade com sua casa ou trabalho, além da nota do Enade (Exame Nacional de Desempenho Escolar) são informações que devem ser consideradas para sua escolha.

Depois dessa definição, o terceiro fator importante será o diferencial do seu posicionamento na graduação. O seu empenho durante o curso será o grande destaque na sua formação. Cursar uma faculdade cara e famosa pode abrir inicialmente as portas, mas não o sustentará se a teoria não adequar à prática.

De todas as formações, a mais importante é a sua dedicação e o envolvimento com o conteúdo aprendido. Que correlações você consegue fazer entre teoria e prática? Como está seu relacionamento com as pessoas dessa área de formação? Participar de eventos, feiras e fóruns de discussão podem ser um bom teste para sua avaliação de desempenho.

Esperar a graduação acabar para, depois, buscar o compartilhamento, fará você estar muito atrasado frente à concorrência.

Escolha sua graduação, mas associe a ela sua maior dedicação. A graduação melhor é o seu envolvimento com o curso escolhido!