Home Office: Disciplina para trabalhar em casa

Da Série resposta ao leitor 03 Thiago Home Office: Disciplina para trabalhar em casa Perguntas do leitor: “Nos tempos atuais, tornou-se comum o trabalho, antes executado em um escritório, passar a ser executado na casa do próprio profissional: home office. Então, quais práticas devem ser realizadas por esse profissional para…

Da Série resposta ao leitor 03

Thiago

Home Office: Disciplina para trabalhar em casa

Perguntas do leitor: “Nos tempos atuais, tornou-se comum o trabalho, antes executado em um escritório, passar a ser executado na casa do próprio profissional: home office. Então, quais práticas devem ser realizadas por esse profissional para que ele não confunda pessoal com profissional? Como tirar proveito dos benefícios e se desviar do que pode ser um entrave para a produtividade nessa modalidade de trabalho”?

 

Esse é realmente um tema muito pertinente. Para iniciar essa resposta, é importante destacarmos a palavra que fará toda diferença nesta reflexão:  disciplina. Para conseguir ser produtivo em casa, é preciso disciplina. As vantagens são conhecidas: o aumento do nível de satisfação do funcionário. Seja pelo maior tempo disponível perto da família, seja pela redução do estresse no trânsito, seja pelo menor custo para o empregador.  E é nesta mesma vantagem que pode morar seu maior problema.

Para se administrar de forma produtiva o trabalho dentro de sua casa, será muito importante desenvolver rotinas muito claras para você e para todos os integrantes do grupo. Comunicar e estipular horários e espaços é o primeiro desafio. Você precisa ter um lugar seu, que estará disponível para seu trabalho durante toda a carga horária necessária ao contrato. Outro grande fator importante é ter equipamentos para uma excelente comunicação com seus pares na empresa e com os clientes. A agilidade da internet, o sistema telefônico deve possuir condições que garantam sua conexão integral por todo o tempo. Você poderá enfrentar problemas se possuir um sistema de internet com limitações e possuir filhos adolescentes que utilizam toda a capacidade de sua conexão, isso afetará consideravelmente em muito seu trabalho.

Depois de definidos os equipamentos e seu espaço, a disciplina para você deve passar pela definição do horário para iniciar, para ir à cozinha tomar um café, ao banheiro. Até a roupa que irá colocar pode afetar sua produtividade. Cuidar desses detalhes irá auxiliá-lo para maior concentração e construção de um ambiente favorável à produção. Trabalhar em seu escritório, por exemplo, com a roupa apropriada, fará grande diferença. Se, ao invés disso, você for trabalhar recostado no sofá e com a roupa que acabou de acordar, certamente o seu rendimento será outro. O corpo precisa de sinais positivos para captar as mudanças de energia e canalizá-la para suas funções intelectuais. Tomar um banho, arrumar-se para o trabalho e sentar-se com postura na cadeira do escritório ampliará sua capacidade de concentração e entrega, além de caracterizar para os outros presentes na casa a diferença do seu espaço para o trabalho.

Evite passear pelo ambiente, pois as distrações são maiores e mais potencializadas por serem mais íntimas. Faça um plano de metas a serem cumpridas por semana, por dia, e monitorize sua entrega para poder organizar o curso a tempo de perder esse benefício.


 

Reflexões