Muitas pessoas que falam sobre este tema explicam a ‘resiliência’ por ‘resistência’, ou seja, a capacidade de manter-se duro ou no mesmo lugar enquanto se colocam diante a uma dificuldade. Agora, pense um pouco mais, será que existe outra definição? Outra maneira de mostrar-se resiliente? Sim. Pesquisas mostram que pensar estrategicamente é a melhor maneira de mostrar-se resiliente.
Quando falamos de estratégia, em alguns casos, fugir da situação ou tentar ignorar a adversidade é a melhor escolha. Não fazer nada, “mergulhar e aguardar a onda passar”, sabe? Muitas vezes, a melhor maneira de ser resiliente é respirar fundo e contar até dez.
Outro caminho é enfrentar. É como naqueles dias que amanhecem com o tempo ensolarado e, após um dia de trabalho, na hora de ir embora para casa, cai aquela chuva e você se molha todo. Tente relaxar e encarar a chuva, continuar andando. Ela vai passar! Nenhuma chuva dura para sempre, nem o sol.
Aprender a ser camaleão é outra grande dica de sobrevivência. Aprenda, ou melhor, lembre-se que também somos animais e, nesta evolução da vida, recuperar algumas estratégias deles é um caminho interessante. Seja como um camaleão e mude de cor, de acordo com o meio ou estímulo externo. Isso é mostrar-se muito resiliente e inteligente!
Proteja-se, preserve-se e guarde energia para quando precisar. Essa é a melhor maneira de seguir em frente. Vamos juntos!
0 comentários