O momento da mudança

Quando eu posso realizar uma mudança? Quando estarei preparado para uma mudança? Muitas pessoas me perguntam se ainda dá tempo de mudar. Ficam se perguntando se é possível alguma modificação em sua carreira, em sua vida, depois de já terem se estabilizado no seu trabalho. Essa análise precisa ser realizada…

Quando eu posso realizar uma mudança? Quando estarei preparado para uma mudança? Muitas pessoas me perguntam se ainda dá tempo de mudar. Ficam se perguntando se é possível alguma modificação em sua carreira, em sua vida, depois de já terem se estabilizado no seu trabalho. Essa análise precisa ser realizada com maior critério, mas, sem dúvida, sempre há tempo.

Para saber como e por onde começar, podemos fazer várias análises. Destacaremos aqui as duas mais importantes para, depois, decidir. A primeira faz referência ao tempo, e a segunda, a sua bagagem.

No que se refere ao tempo, é preciso perguntar: Que tempo você precisa e dispõe para se dedicar a essa mudança? Você pretende dedicar quanto tempo do seu dia, da semana ou do mês para essa mudança? Esse tempo é suficiente para essa necessidade? Cada mudança deve ser equacionada dentro de sua disponibilidade.

Outra pergunta importante é sobre sua bagagem. Para responder sobre isso, é preciso investigar.  Qual sua preparação para estruturar uma transformação? Qual sua experiência, sua habilidade e seu conhecimento? O quanto você já conquistou de bagagem para usar agora em seu benefício? É algo que ampliou sua visão de mundo? Quantos livros você leu? Quantos filmes você viu? Que trabalhos você já executou? Eles fazem referência, dão sustentação a sua nova escolha?

Para clarear o exposto, é melhor trazer um exemplo que sempre acontece numa mudança de carreira. Imagine um dentista que não está muito satisfeito com as condições de trabalho e pensa muito em abrir um negócio próprio. Então comece respondendo a essas perguntas. Essa mudança exige um novo curso? Se sim, será necessário um tempo mínimo de três anos, com estudo diário de quatro horas. Você está disposto a essa entrega? Ou será que, com apenas um conhecimento de gerenciamento técnico, cursos de curta duração, você poderá obter uma sustentação para iniciar?

Com essas reflexões, sua mudança será muito mais tranquila e com maior possibilidade de acerto.

Parafraseando uma grande reflexão de Daila Lama, a mudança precisa ser hoje, pois só existem dois momentos em que nada pode ser feito: o ontem e o amanhã.

Sendo assim, hoje tudo é possível e, dessa maneira, estar feliz é o mais importante. Busque hoje e, a cada dia, seja a mudança que quer em sua vida!

 


Reflexões da Semana