Pandemia

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma pandemia é a disseminação mundial de uma nova doença. O mais sério deste termo é a incerteza. Existem poucas informações a respeito do que se pode fazer para combatê-la. 

A produção acelerada de informação, ou melhor, desinformação, despejada para as pessoas pelos diferentes canais de comunicação tem sido um dos maiores problemas. Quando o ser humano se encontra em um momento de dúvida, insegurança, ou até mesmo, de muito conhecimento, a angústia produzida é ainda maior.

Neste mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo), os índices de casos de depressão e suicídio são cada vez maiores. Os valores e as formas de se relacionar foram transformadas e o distanciamento humano é uma das causas relevantes para este cenário.

A pandemia desafia e impele mudanças nas rotinas das pessoas e das empresas. Familiares estão juntos por mais tempo; equipes adotam o teletrabalho (home office); as escolas precisam adequar suas atividades para a modalidade de ensino à distância.

As palavras para o cenário atual são: reprogramar, repensar, reorganizar, reencontrar e tudo mais que for necessário para redefinir as relações de trabalho e as relações pessoais.

Alguns passos são importantes:

  1. Cuide do seu tempo – reorganize o seu tempo e procure alinhar com os seus familiares e com as pessoas que estarão isoladas com você na mesma residência uma grade horários semelhante para que a rotina de todos seja produtiva. É preciso haver tempo de trabalho, tempo de alimentação, tempo de diversão e também tempo de descanso. Todas as atividades precisam ser contempladas e ajustadas.
  2. Cuide do seu corpo e da sua mente – manter o equilíbrio mental e corporal é muito importante. Assim, será possível manter uma rotina saudável. Podemos comparar o nosso corpo com um carro. Ainda que ele seja novo e preparado, se ele não tiver combustível, ele não funciona. Você deve também cuidar da sua alimentação e praticar atividades físicas. Experimente também a meditação para acalmar a sua mente e te manter no momento presente, único lugar possível para se fazer qualquer ação, pois o ontem já passou e o amanhã ainda não chegou. Manter-se no presente é muito importante para se manter saudável.
  3. Cuide da sua produtividade – é importante você ter clareza sobre suas metas e objetivos. Quando você está em casa, a probabilidade de procrastinar é maior, pois os momentos de distração crescem. Neste momento de isolamento, pode ser mais desafiador manter-se atento. Portanto, organize quais são as suas entregas no mês e, consequentemente, por semana, ou ainda, por dia, para facilitar seu acompanhamento.

A pandemia pode ser comparada com um tsunami. Não dá para resistir, a onda vai te levar e, quando ela passar, muitas coisas serão diferentes.