Pátria. Pátria minha! República de todos. (Metro)

Onde é a sua pátria? Qual o lugar você se sente em casa?  A pátria é o seu lugar. Onde se nasce, onde se é criado. Cada um reconhece sua pátria de maneiras diferentes, com perspectivas diferentes, uns mais apaixonados, outros mais reticentes, outros ainda com pouco orgulho. Independentemente disso,…

Onde é a sua pátria? Qual o lugar você se sente em casa?  A pátria é o seu lugar. Onde se nasce, onde se é criado. Cada um reconhece sua pátria de maneiras diferentes, com perspectivas diferentes, uns mais apaixonados, outros mais reticentes, outros ainda com pouco orgulho. Independentemente disso, o Brasil será sempre a nossa pátria. É certo que com todas essas notícias está mais difícil de reconhecer e identificar semelhanças e ações positivas. O ser patriota ficou comprometido, mas precisamos  lembrar que como república fizemos essa escolha, através do voto.

E o que é república? Espaço de consenso? Construção de pensamento coletivo? Para manter uma pátria é necessário a construção de uma república forte e mais saudável, onde cada um possa participar e fazer um lugar de orgulho. A responsabilização de cada comportamento passa por um processo de educação e valores, que ao final definem a pátria que queremos.

Quero respeito às minhas necessidades exigindo do governo, mas não respeito o espaço do idoso ou do deficiente nos locais de estacionamento. Quero um mundo sem poluição, culpabilizo as grandes empresas pelo pó de preto, mas não reciclo o lixo e por vezes, ainda jogo pela janela do carro aquele papel de bala.

É fácil perceber que muitos esquecem que é com a república que se tem a possibilidade de mudar, é com ela que o consenso se fortalece e traz resultados. Quando pensamos individualmente, no benefício imediato e direto, prejudicamos a república e perdemos a construção de uma pátria. Todos podem compor ações que façam a pátria crescer e retornar ao orgulho nacional.

Cada um fazendo sua parte através das pequenas ações diárias, mudanças internas,  buscando construir repúblicas no  seu trabalho, no próprio prédio, ou no seu bairro. Quando pensamos no nosso espaço dentro dessa república conseguimos agir, colocar no governo ou no mercado a culpa sobre todos os acontecimentos pode até nos trazer acalento mas não resolve o seu problema diário.

Orgulhe-se de sua pátria, faça parte da construção de sua república!