Propósito ambientado

Propósito é hoje o termo mais repetido no ambiente organizacional. Todos precisam ter propósito. As gerações Z e Y só trabalham quando encontram propósito em sua atividade. E o que significa ter propósito? Como encontrar propósito no seu trabalho? Qual o propósito da sua vida? As gerações anteriores as “baby…

Propósito é hoje o termo mais repetido no ambiente organizacional. Todos precisam ter propósito. As gerações Z e Y só trabalham quando encontram propósito em sua atividade. E o que significa ter propósito? Como encontrar propósito no seu trabalho? Qual o propósito da sua vida?

As gerações anteriores as “baby bomeres” ( conceito: surgiu logo após o fim da Segunda Guerra Mundial. Hoje, estas pessoas estão com mais de 45 anos e se caracterizam por gostarem de um emprego fixo e estável), trabalhavam por outros valores preferiam carreiras hierárquicas que garantiam segurança, lealdade e por consequências sua permanência na mesma empresa:

Conseguir ambientar o propósito hoje é integrar todas as gerações e diversidades contidas numa empresa. Este é o maior desafio dos líderes. Existem muitas teorias que estudam essas estruturas. Separei aqui alguns pontos para que você possa refletir sobre elas e para que você construa sua caminhada de forma independente, caso seja ou não um líder. Primeiro é importante lembrar que líder é um observador e um desenvolvedor de pessoas. Aqueles que não se atentam aos aspectos abaixo estão realmente afastados do papel de líder.

O primeiro aspecto importante é o conhecimento de cada um de seus colaboradores. Saber suas diferenças, preferências e também seus valores aumenta a possibilidade de comprometimento desse colaborador. A singularidade é um conceito hoje muito valorizado e sustenta esse primeiro alerta. O indivíduo é um ser singular, original e único.  O líder que coloca toda sua equipe em uma mesma identificação, atua com ações globais e falas genéricas, tem mais dificuldade de atingir seu resultado. No nosso dia a dia, este seria o ditador, o centralizador.  Assim, o ideal seria quando esse líder trabalha em conjunto com  uma equipe mas valoriza individualmente.

Outro aspecto importante é o da transparência e justiça. Como diria o ditado popular, “o combinado nunca é caro”. Agora é importante ser transparente, trazer de forma clara o que se espera de cada colaborador, esclarecer sobre qual o resultado será exigido e a maneira e o tempo para apresentar cada um deles. O empregado, quando possui suas metas e sabe o que e como executar cada atividade, ele o faz com menor desgaste e mais produtividade.

O último destaque aqui, mas não o menos importante: é necessário que o profissional tenha um propósito mais ambientado. Trata-se da integração de valores do indivíduo com os da empresa. Hoje vimos a necessidade de se desenvolver a sustentabilidade, garantindo qualidade de vida, por meio de ações politicamente corretas. Vários estudos comprovam que, quanto mais uma empresa dedica-se a esses aspectos, mais comprometido e dedicado será seu colaborador.

Cuide de alinhar seu propósito a sua execução diária, a seu ambiente de trabalho. Essa sintonia lhe será muito mais agradável.