Será que a aposentadoria pode ser uma oportunidade para a reinvenção?

Normalmente, muitos podem encarar a aposentadoria como uma fase de descanso e encerramento do trabalho e esforço produtivo. Além disso, todo o trabalho é substituído pelo lazer, tempo em família, meditação e descanso. Porém, para uma boa parte da população, a relação com o trabalho é muito mais do que…

Normalmente, muitos podem encarar a aposentadoria como uma fase de descanso e encerramento do trabalho e esforço produtivo. Além disso, todo o trabalho é substituído pelo lazer, tempo em família, meditação e descanso.

Porém, para uma boa parte da população, a relação com o trabalho é muito mais do que um sustento ou produção. É um propósito de vida!

Por isso, quando as relações entre existir e trabalho se tornam uma, a atividade se torna um motivador de autoestima e um símbolo de utilidade. Quando a aposentadoria chega, encontrar um trabalho que direcione para um propósito pode se animador para muitas pessoas.

Na coluna Vida e Carreira, na BandNews FM Espírito Santo, Vânia Goulart falou sobre a pós-aposentadoria e como essa fase não precisa significar uma retirada do mercado do trabalho. Ouça na íntegra: