Série Emprego – Integração: o começo de tudo!

Nossa série vem tratando de todas as etapas, para você se atualizar e conseguir um novo emprego. Se você perdeu algum artigo, volte no site e leia os primeiros cinco textos. Hoje a nossa reflexão começa quando você já conquistou a primeira chance, mas ainda está em teste. Nessa fase,…

Nossa série vem tratando de todas as etapas, para você se atualizar e conseguir um novo emprego. Se você perdeu algum artigo, volte no site e leia os primeiros cinco textos. Hoje a nossa reflexão começa quando você já conquistou a primeira chance, mas ainda está em teste. Nessa fase, tudo pode ser desfeito com mais rapidez. Nesse período, como o próprio nome diz – ” integração” –, você ainda não possui aliados, conhecidos, e, na maioria das vezes, não sabe qual o resultado esperado, qual o serviço a ser realizado.

Nessa fase, todo cuidado é pouco, alguns pontos devem ser seguidos para você garantir,  realmente,  a oportunidade que conquistou.

  1. Informação: use todas as informações que dispor para aprender sobre a empresa e a sua cultura. Pesquise e envolva-se com o trabalho.
  2. Aprender: essa é a palavra da vez. Mostre-se aberto e disposto a aprender tudo que for necessário para o bom exercício da sua função.
  3. Contatos: você precisa criar uma rede de relacionamentos dentro da empresa. Esteja aberto e procure não criticar ou emitir suas primeiras impressões sobre as pessoas. Analise o ambiente de forma mais profunda e procure colaborar com os colegas.
  4. Resultados: seu mês é de aprendizado, mas é importante que você já comece a contabilizar suas entregas. Qual será a sua contribuição mensal?

Cada um desses passos será parte da sua integração. O período de três meses foi criado para que o funcionário e seu superior possam estabelecer combinados para garantir uma boa relação de troca. Cuide cada dia dessa integração e permita-se a perguntar e a experimentar novas formas de fazer. Todo seu conhecimento anterior será muito importante, contudo, adaptar-se é fundamental.

É preciso integrar-se e disponibilizar-se ao novo, ao outro, buscando conexões e proposições que lhe façam sentido. Aproveite esse período para ajustar suas expectativas e realmente conquistar a oportunidade para esse novo desafio.

Bom, você merece, também, descansar, relaxar um pouco da tensão  provocada pelo desemprego. Mas lembre-se de que o caminho será mais importante que o resultado final, cuide, portanto, de cada passo. Parabéns e boa sorte!