Sustentabilidade das empresas

Durante muito tempo, a tecnologia, o maquinário ou até o acesso à informação eram um diferencial nas empresas. Hoje, todas as empresas têm acesso muito fácil a qualquer informação e/ou tecnologia que almejar. A globalização possibilitou a troca de experiências e as redes com a internet, o acesso mais rápido…

Durante muito tempo, a tecnologia, o maquinário ou até o acesso à informação eram um diferencial nas empresas. Hoje, todas as empresas têm acesso muito fácil a qualquer informação e/ou tecnologia que almejar. A globalização possibilitou a troca de experiências e as redes com a internet, o acesso mais rápido a tudo.

O desafio maior das empresas hoje, então, são as pessoas. Essa será a real diferença da sustentabilidade. A equipe que cada empresa possui, a forma como cada companhia motiva e desafia seus funcionários. São eles a única opção para o empresariado sair da crise e conseguir crescer!

Somente com as pessoas alinhadas e bem comprometidas com as estratégias é que uma empresa consegue se desenvolver. Na contramão dessa certeza em tempos de crise, as empresas demitem e paralisam qualquer processo de desenvolvimento. Vários especialistas têm demonstrado que aí está o maior erro de uma empresa. Na crise é que devemos investir e estar próximos de cada funcionário, cuidando de quem fica, depois das grandes demissões. As empresas que conseguem manter as pessoas envolvidas e integradas, com alinhamento de propósito estão se destacando.

As últimas pesquisas mostraram que o que faz um funcionário se demitir é a pouca aderência ao estilo de liderança, a falta de envolvimento com os valores da empresa e, por fim, mas não menos valorizado, vem a falta de oportunidade de desenvolvimento.

Para se levar as pessoas a se desenvolverem, não é preciso, obrigatoriamente, muito investimento financeiro, mas sim muita concentração de energia do líder, priorizando a equipe em detrimento da execução. Construir, com cada um dos funcionários, um plano de ação que suporte o desenvolvimento e metas individuais: esse é o papel não só de um líder, mas de um líder Coach. Esse é o novo modelo de liderança. Nesse processo, o líder apoia, ajusta, desafia e faz o outro se desenvolver, possibilitando ao funcionário caminhar na empresa de forma fluida e com um crescimento sustentável.

Para se garantir a sustentabilidade nas empresas, só há um caminho: investir nas pessoas. Cuide de seus ativos mais importantes e potencialize suas competências. Valorize quem está do seu lado, assim você também crescerá.


 

Reflexões