Trabalhar em uma pequena empresa?

Me perguntaram: Vale a pena trabalhar numa pequena empresa? Minha primeira resposta é: depende. Para responder essa pergunta, há de se fazer algumas considerações. A primeira delas é perceber qual o seu nível de formação e também de experiência. A segunda deve considerar a sua estratégia de carreira, ou qual…

Me perguntaram:

Vale a pena trabalhar numa pequena empresa?

Minha primeira resposta é: depende. Para responder essa pergunta, há de se fazer algumas considerações. A primeira delas é perceber qual o seu nível de formação e também de experiência. A segunda deve considerar a sua estratégia de carreira, ou qual o crescimento você espera para sua trajetória profissional e consequente desenvolvimento.

Para pessoas que são recém-formadas e que ainda não possuem muita experiência, minha recomendação é buscar uma colocação numa grande empresa, com referência multinacional, para ter acesso a todos os processos de forma mais complexa e institucionalizada.

As empresas de grande porte possuem suas estruturas hierárquicas de crescimento mais rígidas, no entanto, possuem muito a ensinar e a maximizar todo o seu arsenal teórico em práticas, de maneira mais direta e sustentável. Dentro de uma grande empresa, a possiblidade de troca e verificação é maior, existe sempre um maior número de funcionários em cada equipe. O caminho melhor para os recém-formados é sempre começar numa grande empresa e, depois, mais maduro e com bagagem, poder ousar a assumir um novo espaço, no qual você possa exercitar todo esse conhecimento de maneira mais autônoma.

Depois de percorrer o caminho da institucionalização numa grande empresa, assumir um desafio de gestão numa pequena empresa será a evolução que você necessita para sua carreira. Pode se confirmar esse movimento nos processos de recrutamento adotado. Quando as consultorias, geralmente abrem vagas para pequenas empresas de gestão: as melhores opções são os analistas das grandes empresas, que conhecem bem os processos, mas ainda não tiveram a oportunidade de gerenciar. Um analista pleno geralmente pode assumir uma gerência com maestria.

Algo que se deve avaliar, levar em consideração ao tomar essa decisão, é entender a estratégia das empresas, os valores, pois, nesse porte de empresa, o conhecimento dos valores será um ponto muito forte para você se sentir confortável e compromissado.

Quanto mais diversificada sua experiência, melhor. Aproveite o que cada uma tem de bom, mas não deixe de experimentar. Aprender e se desenvolver precisa ser o lema de sua carreira, faça sua escolha!