Segurança psicológica

Você sabe o que significa segurança psicológica? Como você se sente? Sente-se seguro? Muitos nem sabem a importância dessa segurança, por conseguinte as empresas também não se atentaram para dar esse suporte. Estar seguro psicologicamente é conseguir manter seus pensamentos e sentimentos em estabilidade, ou seja, garantir um estado onde…

Você sabe o que significa segurança psicológica?

Como você se sente? Sente-se seguro?

Muitos nem sabem a importância dessa segurança, por conseguinte as empresas também não se atentaram para dar esse suporte. Estar seguro psicologicamente é conseguir manter seus pensamentos e sentimentos em estabilidade, ou seja, garantir um estado onde sua saúde psíquica tenha proteção para produzir e agir de forma confortável.

Nossa produção diária necessita de um equilíbrio entre mente e corpo. Já diria a música do Walter Franco: “Tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo. Viver é afinar o instrumento de dentro para fora, de fora para dentro”.

Garantir esse equilíbrio não é função da empresa, mas muitas atividades e cuidados podem ser tomados para apoiarem esse estado. Em ambientes seguros, todos trabalham mais e podem se realizar, o que traz maior produção e rentabilidade para todos e, é claro, para a própria empresa/organização.

Para isso, é importante saber que o seu sistema nervoso funciona, primeiramente, para te proteger. Sendo assim, se você se encontra tranquilo, relaxado, você o libera para experimentar e ser utilizado em outras funções, como aprendizado, produção, relacionamento, prazer etc. Quando você está em perigo (em situações de medo, apreensão, ataque, agressão ou mesmo um processo de mudança), toda sua energia é direcionada para garantir sua sobrevivência e, assim, somente três reações são possíveis: fuga, ataque ou congelamento. Essas são as únicas ações disponíveis, como reações ao seu sofrimento – e elas produzem cortisol, substância muito nociva ao organismo humano. Entretanto, se este estado for mantido por muito tempo, a produção fica excessiva e a consequência é a perda de produtividade, além de muitos danos à saúde geral.

Por isso, é muito importante que encontrar lugares, pessoas e trabalhos que contribuam com sua segurança psíquica. Você também pode, por meio de suas escolhas, fortalecer seu sistema para suportar mais pressão quando necessário.

Neste período de pandemia, muitas pessoas estão entrando em colapso exatamente por estarem muito tempo num mundo totalmente incerto e com muitas mudanças em todas as esferas da vida: saúde, família, trabalho, estudo e lazer. Tudo foi modificado e a insegurança tem gerado desequilíbrios físicos e mentais.

Para você estar sempre forte, mais resistente e, assim, ter mais segurança psicóloga, deixo a seguir alguns passos:

  • Cuide de seu corpo, ele é seu sustento, seu templo. Corpo saudável = mente sã. Exercite-se no mínimo 3 vezes na semana. Escolha algo que te dê prazer em fazer, assim poderá fazer onde estiver.
  • Aprenda a descansar sua mente. Nossos pensamentos são incontroláveis e aparecem sem serem solicitados. Separe um momento do seu dia e pare, concentre-se apenas em respirar ou em uma atividade só.
  • Mantenha o pensamento positivo. Fique com o que é bom e aprenda com os erros. Siga desfrutando do caminho.
  • Seja grato. Agradecer é o melhor antídoto. Gratidão traz paz interior.
  • Escolha a companhia de pessoas que te fazem bem. Abrace e se acolha com elas. O abraço e a boa conversa ajudam e te protegem, produzindo hormônios que eliminam o cortisol.
  • Trabalhe com o que gosta. É importante você se sentir produtivo e colaborativo. A remuneração é consequência, ao longo do tempo ela se torna insuficiente para garantir sua segurança psicológica.

Procure ser feliz e mantenha-se seguro!

 

Texto escrito por Vânia Goulart, fundadora e CEO da Selecta.